Prefeitura distribui mais de 2 milhões de hipoclorito de sódio nas farmácias da rede municipal

Produto é recomendado no tratamento domiciliar para desinfecção de frutas, água e outros

Mais de 2 milhões de frascos de hipoclorito de sódio foram distribuídos no último ano nas farmácias da rede municipal de Saúde da capital. O produto é um desinfetante, à base de cloro, e deve ser utilizado para combater as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), sendo recomendado no tratamento domiciliar de desinfecção de frutas, hortaliças, água, entre outros. O munícipe deve seguir as orientações contidas no verso da embalagem. Vale lembrar que consumir frutas e legumes contaminados pode contrair algumas doenças, entre elas, a hepatite A.

De janeiro a dezembro de 2022 foram entregues à população 2.138.201 unidades do produto.

No tratamento domiciliar da água, recomenda-se a fervura por 5 minutos e o uso de duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% a cada litro. Deve-se, ainda, aguardar por 30 minutos antes do consumo. As informações sobre as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) estão disponíveis na página eletrônica do Ministério da Saúde.

Sobre a hepatite A

A hepatite A é uma doença viral febril aguda com maior predominância em locais com precárias condições de higiene e saneamento básico, acometendo principalmente crianças e jovens. Os sintomas iniciais incluem febre, mal estar, náuseas, vômitos, desconforto abdominal e fadiga.

Devido à transmissão predominante por meio de água e alimentos contaminados, as medidas de prevenção incluem consumir água potável; lavar as mãos com água e sabão antes das refeições; higienizar os alimentos crus antes do consumo, além de evitar a ingestão de alimentos produzidos em condições insatisfatórias ou de origem duvidosa.

Para consultar o local de retirada do hipoclorito de sódio nas farmácias públicas municipais, a população pode acessar o aplicativo “Aqui Tem Remédio” ou clicando aqui.