Programa Acompanhante de Idosos vence prêmio espanhol de boas práticas

Premiação reconhece iniciativas voltadas à qualidade de vida da população idosa; a cerimônia de entrega ocorrerá no dia 3 de novembro, em Madri

O Programa Acompanhante de Idosos (PAI), promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), venceu nesta sexta-feira (21) o prêmio espanhol Boas Práticas 2022. A premiação, concedida a cada dois anos em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro, é uma iniciativa da Fundación Pilares – para la autonomía personal (Fundação Pilares – para a autonomia pessoal), entidade espanhola, sem fins lucrativos, que apoia a dignidade ao longo da vida por meio da inovação, conhecimento e cooperação para propor modelos e ações que transformem a qualidade de vida da pessoa idosa.

A cerimônia de entrega será realizada no dia 3 de novembro, em Madri, na Espanha. A votação foi encerrada na última quarta-feira (19).

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, destacou a importância do PAI na capital. “São Paulo é uma cidade para todos e temos a obrigação de oferecer saúde e acompanhamento de qualidade à pessoa idosa. É uma honra ter nosso programa reconhecido internacionalmente”, destacou.

“Essa premiação reconhece a seriedade do trabalho que a SMS realiza com a população idosa do município. O PAI possibilita a permanência do idoso em seu domicílio, garantindo a ele qualidade de vida e acesso aos serviços de saúde, além de outras políticas públicas. E um grande orgulho fazer parte dessa estratégia e ter esse reconhecimento de uma entidade internacional tão significante”, disse Rosa Maria Bruno Marcucci, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da SMS.

Na imagem há uma profissional da saúde em pé olhando para uma senhora que está sentada enquanto pinta um desenho que está em cima da mesa. Na mesa também está alguns lápis coloridos.

O PAI atende idosos em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade social (Foto: Divulgação/SMS)

A indicação para o prêmio é resultado da publicação sobre o PAI em um capítulo do livro “Morar 60 Mais – Revolucionando a moradia em face da longevidade”, organizado e idealizado por Inês Rioto, com contribuição de Áurea Barroso e Edgard Viana, lançado em 2021.

Os prêmios destinavam-se a todas as entidades, públicas ou privadas, que exercem o seu trabalho na área da prevenção, intervenção, organização, gestão, formação, investigação, projeto arquitetônico, inovações tecnológicas ou comunicação relacionadas com o envelhecimento, a deficiência ou dependência.

O tema deste ano é “A resiliência das pessoas idosas em um mundo em mudança”, que aborda, entre outras questões, o enfrentamento da desigualdade de gênero na velhice e o importante papel que desempenham as mulheres idosas para superar desafios globais.

Programa Acompanhante de Idosos – PAI

O PAI tem por objetivo atender aos idosos em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade social. Disponibiliza a prestação dos serviços de profissionais e acompanhantes de idosos, para apoio e suporte nas atividades e necessidades diárias, com os objetivos de promover assistência integral à saúde da população idosa.

São atualmente 50 equipes cada uma com assistente social, enfermeiro, médico, acompanhantes de idosos, motorista e profissional administrativo. A capacidade média é de acolher seis mil idosos por mês, mas o número de atendimentos é muito maior, já que os acompanhantes podem ir até cinco vezes por semana à casa de um idoso. Para participar do programa, a pessoa idosa deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.