Hospital de Campanha do Pacaembu completa um mês de funcionamento

Unidade montada em caráter emergencial para o atendimento exclusivo a pacientes com covid-19 atendeu 567 pacientes, sendo 33 de outros municípios

O Hospital Municipal de Campanha (HMCamp) do Pacaembu completa nesta quarta-feira (6) o primeiro mês de atendimento exclusivo à pacientes com o novo coronavírus. Esse foi o primeiro Hospital de Campanha montado em um estádio de futebol em São Paulo por iniciativa da Prefeitura de São Paulo. Administrado pelaSociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), a unidade recebeu 567 pacientes, 324 tiveram alta e um foi a óbito.

No dia 6 de abril foram internados os três primeiros pacientes com diagnósticos confirmados com a covid-19. A unidade hospitalar recebe exclusivamente os pacientes encaminhados de unidades de saúde da rede (hospitais, prontos-socorros e pronto-atendimentos) da Secretaria Municipal da Saúde transferidos em ambulâncias próprias. A gestão municipal tem apoiado no acolhimento de pacientes de outros municípios, até o dia 1º de maio foram 33 vindos de outras cidades.

O HMCamp Pacaembu conta com 520 profissionais de saúde na linha de frente. Eles atuam numa estrutura física composta por 200 leitos de baixa e média complexidade, além de 10 leitos para estabilização com funcionalidade de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para os casos mais graves. No hospital de campanha também são feitos exames de diagnóstico por imagem. Neste primeiro mês do HMCamp Pacaembu foram 259 radiografias de tórax e abdômen, 25 ultrassonografias (inclusive com coleta de liquido pleural) e 264 tomografias computadorizadas.

Para a enfermeira e esposa do paciente Salomão, que esteve internado no Pacaembu por quatro dias, o atendimento no HMCamp surpreendeu a toda família. “Foi um susto quando descobrimos que ele estava contaminado pelo coronavírus. Essa doença não é brincadeira. Em poucos dias, tivemos um caso de morte na família e mais de cinco pessoas contaminadas”, disse Andrea Albuquerque. Para ela, o atendimento humanizado fez a diferença. “Os médicos ligavam todos os dias para informar o estado de saúde dele. Percebi que as equipes estão muito capacitadas, mesmo sendo uma doença nova para todos. Eles tratam o paciente de uma maneira muito próxima.”

Os Hospitais de Campanha foram criados para ampliar o número de leitos hospitalares na capital e atender os munícipes com quadros de baixa e média complexidade para tratamento da covid-19. Segundo o secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido, foram adotadas uma série de medidas para o enfrentamento da pandemia na cidade de São Paulo e os Hospitais Municipais de Campanha contribuem para o atendimento imediato dos casos da doença, evitando o agravamento do quadro.

Confira aqui fotos e vídeos do HMCamp Pacaembu