UBS Jardim Mitsutani cria grupo para apoiar crianças e jovens com diabetes mellitus

Grupo PAMG KIDS surgiu com o objetivo de orientar quem depende do uso da Insulina e sobre os cuidados com quem tem a doença

Por Tatiana Ferreira

Um dos maiores problemas de saúde pública, a diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que surge quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou não aproveita de forma adequada a insulina que produz.

A diabetes mellitus não tem cura e impõe um novo estilo de vida ao usuário, focado na manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue e baseado no acompanhamento de saúde regular, alimentação mais saudável e balanceada e no controle do sedentarismo, por meio da adoção da prática de atividade física.

Pensando nisto, o Comitê de Doenças Crônicas da UBS Jardim Mitsutani, no Campo Limpo, criou o Grupo “PAMG KIDS”. O primeiro encontro aconteceu no último dia 16 de janeiro.

O intuito é fortalecer o cuidado e estar mais próximo, apoiando pais ou responsáveis, assim como as crianças e adolescentes portadores da doença que os faz dependentes do uso de insulina.

 

A programação do Grupo PAMG KIDS é semestral, realizada em época de férias escolares. O próximo encontro está previsto para acontecer em julho.

Como tudo começou

A construção desse projeto começou em 2018. A ideia veio de um atendimento no balcão da farmácia, quando a técnica de farmácia Adriana Borges Rocha percebeu a preocupação de uma criança e da mãe ao receber o diagnóstico de diabetes e lidar com tantas informações sobre seu novo estilo de vida.

A partir daí, um mapeamento das crianças com diabetes mellitus atendidas na unidade identificou o público: duas crianças, com 6 e 10 anos, e quatro adolescentes com 12, 13, 14 e 17 anos.

Convidadas para o primeiro encontro do PAMG KIDS, essas crianças e adolescentes, pais, responsáveis e os amigos conheceram mais sobre o assunto na programação abaixo:

• Depoimento da Dra. Mariana Franzone, médica da unidade, que também é portadora de Diabetes tipo I;
• Vídeo sobre o que é Diabetes e como identificar a Hipo e Hiperglicemia;
• Apresentação com pessoas famosas portadoras de diabetes;
• Explicação sobre tratamento com insulina, armazenamento correto, cuidado com o descarte das seringas;
• Perguntas e respostas sobre diabetes com distribuição de brindes;
• Orientação da nutricionista e distribuição de frutas e lanchinho saudável.

Segundo relatos dos profissionais envolvidos no programa, o fortalecimento de vínculos entre a equipe de saúde e as crianças e adolescentes é um aspecto relevante.

Franciele Batista da Silva, 10, com diabetes tipo I aprovou o PAMG KIDS. “Esse encontro foi muito bom porque tiramos nossas dúvidas, teve espaço para perguntas, eu gostei muito e espero participar de outros.”

A mãe, Erivanda Bião da Silva, se sente mais segura com as informações recebidas. “O maior aprendizado que tive no grupo é que essa doença é crônica, mas não é limitante, quando cheguei em casa comentei com meu marido. Com controle e cuidado, minha filha pode fazer o que quiser e ser quem quiser. Vamos à luta que a gente consegue!”.

Além do grupo, as crianças e adolescentes insulinodependentes têm acompanhamento programado com médico e equipe multidisciplinar composta por profissionais de enfermagem, psicologia, nutrição, odontologia e farmácia.

O Comitê de Doenças Crônicas da UBS Jardim Mitsutani foi criado no final de 2017, quando a UBS verificou a necessidade de um grupo de estudos que apoiasse as equipes para a melhor gestão da clínica para pacientes com doenças crônicas.


 

 

Programa de Automonitoramento Glicêmico

Implantado em agosto de 2005, o Programa de Automonitoramento Glicêmico (PAMG) foi sendo desenvolvido e hoje atua no sentido de incentivar o autocuidado dos pacientes insulinodependentes e facilitar o acesso dos pacientes cadastrados aos insumos.

Se você apresentar sintomas do diabetes (tais como: sede, fome e cansaço em excesso; perda de peso rápida e involuntária; vontade de urinar várias vezes ao dia; visão turva ou embaçada) procure atendimento na Unidade Básica de Saúde, pois o tratamento no SUS é gratuito.

Comitê de Doenças Crônicas

A UBS Jardim Mitsutani tem, desde 2017, um Comitê de Doenças Crônicas. A necessidade de um grupo de estudos que apoiasse as equipes para a melhor gestão da clínica do paciente crônico na unidade possibilitou muitos avanços.

No Comitê estão a enfermeira sênior, Daniela Cristina Geraldo; enfermeiras Tatiana Silva dos Santos Ferreira e Karina da Silva Lima, a médica: Mariana Franzone; a farmacêutica: Aline Silva Vasconcelos, a Cirurgiã Dentista: Fabianna Cardoso Rezende de Araujo, a nutricionista Milena Maria Hurbano, o auxiliar de enfermagem, João Marcos Bento Soares e a gestora: Denise Maria Campos de Lima Castro.