Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV completa 1 ano no SUS da cidade de São Paulo

Mais de 1.400 pessoas já fazem uso da tecnologia de prevenção ao vírus da aids na capital paulista

Por Thiago Pássaro

Imagine contar com uma prevenção extra ao HIV, para além da camisinha. Esse é um dos objetivos da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP, na sigla em inglês). Para isso, é preciso tomar todos os dias um comprimido antirretroviral, no mesmo modo que é feito com a pílula anticoncepcional para evitar uma gravidez não planejada. E no próximo dia 18, a PrEP completa um ano sendo ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de São Paulo.

“A PrEP é uma importante tecnologia de prevenção ao HIV, principalmente para as pessoas que se colocam mais frequentemente em situação de vulnerabilidade de infecção, como não usar a camisinha em todas as relações sexuais”, diz Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

No SUS, a PrEP é indicada pelo Ministério da Saúde justamente para pessoas que estão mais vulneráveis à infecção do vírus, como gays e outros homens que fazem sexo com homens, travestis e transexuais, profissionais do sexo e casais sorodiferentes – quando um dos parceiros vive com HIV e o outro não.

Atualmente, 1.403 pessoas fazem uso da PrEP na cidade de São Paulo. A profilaxia está disponível em onze serviços de saúde, pertencentes à Rede Municipal Especializada (RME) em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/Aids de São Paulo: Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Santo Amaro, Serviço de Assistência Especializada (SAE) Cidade Dutra, CTA Pirituba, SAE Butantã, SAE Fidélis Ribeiro, CTA São Miguel, CTA Dr. Sérgio Arouca – Itaim, CTA São Mateus, SAE Ceci, SAE Herbert de Souza (Betinho) e SAE Penha.

“Iniciamos a PrEP em janeiro do ano passado em cinco unidades. Em outubro, ampliamos para mais seis serviços, totalizando os 11 atuais. O planejamento é que, até o final de 2019, todas as 26 unidades da Rede Municipal Especializada em ISTs/Aids contem com a PrEP”, afirma Abbate.

Os endereços dos serviços e mais informações podem ser obtidas no site: prefeitura.sp.gov.br/dstaids/prep.

Prevenção Combinada
A PrEP é mais uma tecnologia que integra a chamada Prevenção Combinada. Trata-se de uma série de formas de prevenção ao HIV que podem ser unidas, como a camisinha, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), testagem, diagnóstico, tratamento, redução de danos a usuários de drogas e imunização. A ideia é que a própria pessoa escolha a melhor forma de prevenção de acordo com suas necessidades e desejos, sempre com o auxílio e orientação de um profissional da saúde.