Prefeitura e Governo do Estado entregam obra do HM Parelheiros

Nesta quarta (2/01), foi apresentado o cronograma de abertura e anunciada a parceria para que a nova unidade de Saúde possa incrementar a gama de serviços prestados na zona Sul

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo entregaram, nesta quarta-feira (2) as obras concluídas do Hospital Municipal de Parelheiros "Josanias Castanha Braga", uma referência para atendimentos de média e alta complexidade para 2,5 milhões de pessoas, sobretudo os 160 mil moradores do extremo Sul da capital paulista. Na ocasião, Estado e Município também confirmaram a parceria para garantir um serviço mais amplo e qualificado na região.

O novo hospital trará um enorme impacto em benefício da atenção à saúde da população da Zona Sul da capital. Seus 258 leitos trarão um acréscimo de 30% na quantidade de internações sob a gestão municipal na região. Quando estiver com plena capacidade, vai possibilitar todos os meses a internação de mais de 1.500 pessoas, a realização de quase 600 cirurgias, 4.500 consultas e 100.000 exames de apoio diagnóstico e terapêutico.

A unidade, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, é gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Seu pronto-atendimento foi inaugurado em 29 de março de 2018 e, até dezembro, realizou aproximadamente 95 mil atendimentos.

Desse total, 45% foram em clínica médica, 35% em pediatria, 13% em ortopedia e o restante em gineco-obstetrícia e cirurgia geral. O pronto-socorro conta com seis consultórios médicos para pacientes adultos e três para pediátricos, em cinco especialidades: ortopedia, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cirurgia geral e pediatria.

O governador João Doria, o prefeito Bruno Covas, os secretários municipal e estadual de saúde, Edson Aparecido e José Henrique Germann, o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, e a superintendente da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), Magali Proença participaram da entrega do novo equipamento da Saúde na capital.

Cronograma

Durante o evento, também foi apresentado o cronograma de ativação do hospital, que ocorrerá em três fases e ao longo de 18 meses. A previsão é que o hospital atinja o funcionamento pleno até o fim do primeiro semestre de 2020.

Durante a primeira fase, ainda no primeiro semestre de 2019, será ativado o Hospital Dia e o Ambulatório de Especialidades (cirurgia geral, ortopedia, cirurgia vascular, cirurgia pediátrica, ginecologia, urologia, proctologia, anestesiologia, cardiologia e neurologia).

Os 52 leitos de observação existentes hoje no pronto-socorro serão incluídos dentre os 88 leitos de internação de clínica médica, psiquiatria e pediatria, além de 5 leitos do Hospital Dia. Também será ativado, até junho de 2019, o setor de diagnóstico por imagem (com raio-X simples e contrastado, ultrassonografia, ecocardiografia, entre outros). Ainda nesta primeira fase será realizada a aquisição dos equipamentos de Ressonância Nuclear Magnética e de Tomografia Computadorizada.

Na segunda fase, com início no segundo semestre de 2019, serão implantadas as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulta e pediátrica, com 10 leitos cada, totalizando 20 leitos. Ao longo do segundo semestre começam a operar sete salas de cirurgia e as enfermarias de cirurgia, ortopedia e ginecologia, acrescentando 67 leitos hospitalares.

Por fim, no primeiro semestre de 2020, o hospital terá seu pleno funcionamento alcançado, com a implantação do Centro Obstétrico, UTI Neonatal e Ambulatórios de Pré-Natal de Alto Risco e de Pediatria. Juntos, os setores somam mais 78 leitos. Ao fim da ativação dos setores, o hospital contará com 258 leitos de internação.

Sobre a unidade

Localizado em terreno de 110 mil m², o Hospital de Parelheiros tem área construída de 40 mil m². O valor total do investimento para a construção foi de R$ 187,5 milhões. As obras foram executadas pela Siurb.

A construção da unidade levou em consideração a preservação do meio ambiente. Por isso, o hospital conta com um sistema de automação predial que possibilita o monitoramento e o controle dos vários subsistemas, visando uso racional da energia, água e climatização. O prédio conta com acessibilidade, estacionamento, bicicletário, brinquedoteca e, futuramente um heliponto.