Inaugurada Residência Terapêutica do CAPS III Mandaqui

Até o final de novembro/2018, a região norte contará com mais quatro residências terapêuticas

Por Tainá Arruda

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte em parceria com a Organização Social IABAS inaugurou nessa segunda-feira (15) a Residência Terapêutica (RT) do CAPS III Mandaqui. O Programa é voltado para o acolhimento de moradores com transtornos mentais graves. Esta RT atenderá 10 usuários, entre eles três cadeirantes que serão acolhidos por 13 profissionais; 10 acompanhantes comunitários, um técnico de enfermagem, uma enfermeira e uma supervisora de Unidade.

Localizada na rua Antonio Lourenço, 115 – Santana, a RT conta com cinco dormitórios, uma suíte, duas salas, lavabo, dois banheiros, cozinha, hall de entrada, subsolo para lavanderia e área externa. Até o final de novembro, esta Coordenadoria irá inaugurar mais quatro Residências Terapêuticas, sendo duas na região de Santana/Jaçanã e duas em Pirituba, totalizando 15 Residências Terapêuticas na região Norte que atualmente conta com 91 moradores.

Grupo pousa em frente à Residência. O coordenador segura uma mini lousa escrito: SRT Mandaqui III

Residência Terapêutica

Essas residências, integradas no espaço urbano, são destinadas às pessoas que estiveram em regime de internação superior a dois anos e/ou usuários de outros serviços de apoio à saúde mental que perderam seus vínculos sociais e familiares.

O Coordenador Regional de Saúde Norte, Dr. José Mauro Del Roio Correa, destaca a importância da inauguração de mais cinco Residências Terapêuticas: “Restabelecer o direito à vida comunitária, auxiliar esses moradores na busca de sua autonomia e condições de vida mais digna e humana é apostar em um acolhimento com novo olhar para a doença mental”, conclui Dr. Mauro.