Programa Municipal de DST/AIDS lança campanha de incentivo ao uso do preservativo nas redes sociais

Produzida por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo, campanha terá como tema “Esquentou, Deu Match”

Por Thiago Pássaro

“Esquentou, Deu Match”. Esse é o tema da nova campanha de incentivo ao uso do preservativo gratuito que o Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, lança nesta segunda-feira (3) nas redes sociais. As peças publicitárias foram produzidas pelos alunos da agência fictícia “Esfera Comunicação”, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista (UMESP) de São Paulo, como trabalho de conclusão do sétimo semestre e fruto da parceria que o PM DST/AIDS tem com a UMESP.

Banner amarelo com escritas em lilás. No centro superior, uma figura representando uma caixa de mensagem com um coração e baixo está escrto: Esquentou, deu Match. Na parte inferior, uma fileira de camisinhas masculinas ilustradas.

“Os programas de comunicação em saúde e interesse público na publicidade com fundamentação teórica e técnicas pertinentes, cujo objetivo é conhecer as crenças, atitudes e preconceitos da audiência para informar, convencer, fortalecer e educar, são importantes para assegurar que as atividades de comunicação publicitária possibilitem o máximo potencial de êxito na prevenção e de promover a participação popular. Nossa parceria colabora imensamente para que esse objetivo seja alcançado pelos alunos", diz Marco Antonio Cirillo, coordenador do Projeto Integrado do curso de Publicidade e Propaganda da ‘Metodista’.

O tema da campanha está ligado ao termo inglês “match”, que pode ser traduzido para o português como “combinar” ou “corresponder” e ganhou fama mundial por conta de um aplicativo de relacionamentos em que pessoas escolhem por se interessar (deslizar a tela para o lado direito ou clicar no botão de coração) ou não (deslizar a tela para esquerda ou clicar no botão com um “X”) pelo perfil que aparece na tela. Se ambos os usuários envolvidos mostrarem interesse um pelo outro, o aplicativo informa que houve um “match”; ou seja, que eles se combinaram. Logo em seguida abre-se uma tela para bate-papo.

“O desafio de falar de algo que é tão conhecido, mas passa muitas vezes despercebido, nos fez acreditar que éramos capazes de comunicar de uma forma diferente e mais interativa. Até em nós mesmos, enquanto amigos e um grupo em sala de aula, nos percebemos mais maduros quanto ao assunto”, relata Dominike Oliveira Larini Cotias, de 21 anos, integrante da “Esfera Comunicação”. “É uma gratidão sem tamanho essa experiência. Obrigada pela oportunidade”, completa.

O visual das peças se baseia no layout do aplicativo, inclusive com os botões de “coração” e “X”, a foto do perfil de um usuário fictício e um breve descritivo do mesmo. Além disso, as cores utilizadas nos materiais – roxo e amarelo – reforçam a já tradicional embalagem das camisinhas gratuitas distribuídas pelo poder público.

“Foi uma experiência incrível poder criar um conhecimento maior de conscientização tanto para mim quanto para meus colegas, e ainda poder ver a campanha sendo veiculada. Foi muito animador”, afirma Fernanda Coelho Massei, também de 21 anos, outra aluna do curso.

A campanha será veiculada nas redes sociais do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo (Facebook, Twitter e Instagram - @programadstaids) na semana do Dia do Sexo, celebrado em 6 de setembro. Os materiais incluem artes, gif e vídeos.
A agência “Esfera Comunicação” é formada pelos alunos Allicia Marabesi Dassie, Ana Paula Bival, Barbara Colonese, Daniel Alves, Dominike Larini, Fernanda Coelho Massei, Isabela Celestino, Isabela Martin, Iury Lira, João Victor Castro Laureano, Matheus Alves Pereira, Vitor Mercante.

Parceria com Universidades

Desde 2017, o PM DST/AIDS tem convidado cursos de Publicidade e Propaganda de conceituadas universidades da capital paulista e da Grande São Paulo para que os alunos produzam campanhas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/AIDS. Entre os temas indicados, estão as camisinhas gratuitas (prefeitura.sp.gov.br/dstaids/camisinha), Profilaxia Pós-Exposição (PEP) (prefeitura.sp.gov.br/dstaids/pep), Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) (prefeitura.sp.gov.br/dstaids/prep), testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C (prefeitura.sp.gov.br/dstaids/testagem) e Prevenção Combinada (prefeitura.sp.gov.br/dstaids/prevcombinada).

“Essa parceria tem como objetivo despertar nos alunos uma consciência cidadã na produção de campanhas publicitárias, que muitas vezes são focadas apenas em objetivos comerciais. Além disso, é uma oportunidade de compartilhar informações de prevenção com esses jovens, que fazem parte de uma das populações prioritárias ao enfrentamento do HIV em todo o mundo”, diz Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS.

São atuais parceiras do PM DST/AIDS a Universidade Metodista de São Paulo, a Faculdade Cásper Líbero, a Escola Superior de Administração e Gestão Strong (ESAGS), a Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e FIAM-FAAM/FMU também já realizaram esse projeto com seus alunos.

Nos próximos meses, estão previstas a veiculação, também nas redes sociais, de outras campanhas produzidas pelos alunos dessas instituições de ensino.

Um banner com fundo lilás ilustra a campanha. À direita, a foto de um celular, como se fosse a página de um aplicativo. À esquerda, informações sobre a campanha, com a frase : Esquentou, deu match. Pense com atitude. Previna-se.