CEU Butantã recebe a terceira Viradinha da Saúde Oeste

Num evento que promoveu a saúde e a qualidade de vida de forma lúdica e divertida, os eixos Médico-assistencial, Bem-Estar, Cultura e Educação nortearam a Viradinha da CRS Oeste de 2017

 Por Karina Mendes

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, a Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste) realizou, nesta segunda-feira (3), pelo terceiro ano consecutivo, a ‘Viradinha da Saúde Oeste’.

O evento aconteceu no Centro de Educação Unificado Butantã (CEU Butantã), das 9h às 15h, e fez parte da programação da Virada da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que teve início no sábado (1), no Parque Villa Lobos. O objetivo é a promoção e a prevenção à saúde de forma lúdica e educativa com o foco em quatro eixos: Médico-assistencial; Bem-Estar; Cultura e Educação.

Profissionais do SAMU orientam participantes. Ao lado esquerdo, uma lona amarel no chão com busto de bonecos utilizados para a simulação de primeiros socorros

Estiveram presentes na Viradinha: Lucia de Fatima Luna Mota, médica e coordenadora regional de Saúde Oeste: suas assessoras técnicas Rosangela Bezerra Santos, Maria Rosália Martins da Silva e Claudia Ruggiero Longhi; Marizete Soares de Oliveira, assessora de impresa da CRS Oeste; Regiane Piva e Valéria Franzese, supervisoras técnicas de Saúde do Butantã e Lapa/Pinheiros; e os trabalhadores da Saúde da CRS Oeste.

Em tendas espalhadas pelo CEU, a população recebeu informações de diversas áreas com profissionais de saúde, desde a parte bucal até o perigo de quedas dos idosos e a saúde da população negra. Também foram dadas orientações sobre nutrição e alimentação saudável, descarte correto de medicamentos e cuidados com o mosquito Aedes Aegypti.

Ao longo do dia foram feitos 150 testes rápidos de hepatite B, hepatite C e HIV/AIDS (sem haver nenhum caso positivo detectado), além de 335 exames de prevenção de câncer bucal, com oito pessoas encaminhadas para tratamento em Unidades Básicas de Saúde.

Atividades como teatro infantil sobre a segurança no trânsito e circuito de bike, oferecido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); palestra sobre prevenção e qualidade de vida pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp); e orientações e atividades lúdicas com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) também fizeram parte da Viradinha Oeste.

“Um evento como esse é muito importante, porque é difícil a população procurar os serviços de saúde, homens e idosos principalmente. Eu participei de palestras e ainda fiz exame, relata a acompanhante de idosos, Daniela Santana Valentim, de 36 anos. “Então”, continua ela, “é legal que eles disponibilizem essas atividades, até mesmo o teste rápido de HIV/AIDS, pois muitas vezes a pessoa é soropositiva e nem sabe. O evento merece nota 10, foi muito bom”, encerra ela.

Coordenadoras posam no lado externo. Ao fundo, uma tenda azul e uma van verde e branca.

Da esquerda para a direita: Maria Rosália, Regiane Piva, Claudia Longhi, Rosangela Bezerra, Marizete Oliveira e Lucia Luna F. Mota

 

Marizete Soares de Oliveira, assessora de imprensa da CRS Oeste e organizadora da Viradinha da Saúde destaca a relevância de a população ter acesso à promoção e prevenção de saúde. “É um evento importante porque aproxima as pessoas dos serviços oferecidos pelas unidades de Saúde. As ações visam levar a população a ter uma vida mais saudável, com qualidade e bem-estar. É como dizem: prevenir é sempre o melhor remédio”, adverte ela.