Encerramento da Virada da Saúde 2016 atrai cerca de dez mil pessoas

Objetivo da atividade é estimular a prevenção e a promoção da saúde fora do ambiente médico, de forma lúdica e educativa

Show de Chico César agitou o encerramento da segunda edição da Virada da Saúde 2016 no Parque Ibirapuera

 

Por Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama

 

O domingo (10) no Parque Ibirapuera foi marcado pelo encerramento da segunda edição da Virada da Saúde de São Paulo. A virada é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com o apoio do Instituto Saúde e Sustentabilidade. Segundo a organização do evento, mais de dez mil pessoas aproveitaram as atividades realizadas no local ao longo do dia. Houve também show de Chico César e da banda Visão de Severino.

O objetivo da atividade é estimular a prevenção e a promoção da saúde fora do ambiente médico, de forma lúdica e educativa. Houve atividades para pessoas de todas as idades, como grafitagem, hapkido, brincadeiras para crianças, capoeira, capoterapia, zumba, várias modalidades de danças, ente outros.

Para o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, o evento mexeu com a cidade. "Muita gente descobriu outras formas de fazer atividade física, de se alimentar e de se deslocar na cidade de São Paulo. Se diariamente, a gente mudar um pouco os hábitos, a gente faz saúde, faz prevenção e evita doenças. Já estamos com saudade da virada e vamos nos preparar para que o ano que vem seja ainda melhor. É importante que ao longo desse ano as pessoas apliquem o que aprenderam durante a virada", disse Padilha.

Pets na virada

Os animais de estimação também tiveram vez no Espaço Pet. No local foram realizados orientação sobre adoção, vacinação contra raiva e Registro Geral Animal (RGA).

A estudante Isabele Dias, de 12 anos, moradora da zona Oeste, ficou sabendo do encerramento da segunda edição da Virada da Saúde por meio de uma reportagem exibida em um telejornal. Ela não teve dúvidas: anotou o endereço e o horário e, nesse domingo, compareceu com sua mãe. Elas levaram a cadela Nina e o cachorro Snow, ambos com cinco meses, para tomarem a vacina contra a raiva e fazerem o RGA. "Achei muito bacana o evento e o espaço, pois assim dá para eles [os cachorros] interagirem com os outros. Também achei muito legal as atividades e pude conhecer um pouco mais sobre outros animais", disse a estudante.

Prevenção e tecnologia

A Coordenadoria Municipal de DST/Aids fez testagem para detecção do vírus HIV, prevenção e distribuição de preservativos. Na tenda de teconologia teve exposição do drone que monitora terrenos vazios e locais denunciados na identificação de focos do mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunyua. O Programa Municipal de Inclusão Digital participou do encerramento da segunda Virada da Saúde com a apresentação das oficinas do FabLab (laboratório digital).

Hapkido



Entre as atividades realizadas durante a segunda edição da Virada da Saúde 2016, estava o hapkido. Trata-se de uma arte marcial que engloba a parte física e filosófica do ser humano. Segundo professor de hapkido, Ronaldo César Aleixo Branco, de 34 anos, essa arte marcial contribui para a melhora da autoestima, do condicionamento físico e da saúde de forma geral. Além disso, previne as lesões por esforço repetitivo (LER).

"O hapkido é uma arte marcial que engloba tanto a parte física quanto a parte filosófica do indíviduo. Trabalho com os alunos tanto o condicionamento físico, a parte de técnicas de defesa pessoal, quanto o psicológico deles, a autoestima. O objetivo é conseguir com que eles sejam capazes de fazer o que queiram durante a vida deles. A Virada da Saúde e o hapkido são a combinação perfeita", disse o professor.

Zumba



O ritmo envolvente da zumba colocou muita gente para dançar. Essa dança contribui para a perda de peso, melhora a coordenação motora, proporciona bem-estar e traz felicidade para o dia a dia. Segundo a professora de zumba, Thuany Lima, de 21 anos, a dança transmite energia positiva e muda a autoestima das pessoas.

"A zumba é uma dança latina. É uma mistura de músicas latinas de várias partes do mundo. É uma dança que traz felicidade e que não tem nenhum tipo de restrição, cada um faz no seu ritmo. Há diversas modalidades de zumba: a kids, para as crianças; a gold que é para melhor idade; e a zumba fitness. Mas dá para mesclar e fazer um pouco de cada coisa", afirmou a professora.

A Virada da Saúde 2016 teve uma programação intensa e, ao longo de sete dias, foram coordenadas ações em parques, praças, hospitais e centros de convívio, em todas as regiões da cidade, como forma de incentivo à prática de atividades físicas, nutrição, palestras e debates, e assistência preventiva e médica para todas as idades.