Viradinha da Saúde da região Sudeste valoriza imigrantes

Entre as atividades, foi incluída uma partida de futebol com imigrantes bolivianos, peruanos, haitianos e trabalhadores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Esperança

Antes da partida de futebol, os 'jogadores' participaram de uma palestra sobre os riscos da tuberculose e sintomas

 

Por Keyla Santos e Rosângela Rosendo
Fotos: Rosângela Rosendo e Marina Petrolli Baptista


Atenta ao problema da tuberculose que acomete os imigrantes e aproveitando os eventos relacionados à Virada da Saúde, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste preparou uma programação voltada aos usuários imigrantes, intitulada "Celebrando Nossas Origens". Entre as atividades, foi incluída uma partida de futebol com imigrantes bolivianos, peruanos, haitianos e trabalhadores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Esperança Dr. Cássio Bittencourt Filho, no Clube Desportivo da Comunidade Jardim Jaú. O secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou as atividades na tarde desse sábado (9) e também participou do jogo.

 

Na Penha, local onde está instalada a unidade, há muitos imigrantes, a maior parte é composta por peruanos e bolivianos. No geral, trabalham nas oficinas de costura da região. Além dos homens, há muitas imigrantes gestantes assistidas pela unidade. Antes da partida de futebol, os "jogadores" participaram de uma palestra sobre os riscos da tuberculose e sintomas. Na ocasião, também aferiram a pressão e os destros aferiram a glicemia.

Para o peruano, trabalhador de oficina de costura, Juvenal Galvez, de 28 anos essa ação da prefeitura é muito interessante. "Fazer uma atividade que abrange saúde e o esporte é muito legal", disse. Galvez, que vive no Brasil há nove anos, é casado, pai de dois filhos, um de 12 e outro de quatro anos, e acredita que a palestra sobre tuberculose também é muito importante, pois em seu país quase não tem a doença.

 

 

O casal de bolivianos Nicolasa Albarado, de 50 anos e seu marido, Teófilo Rusto Quispe, de 52 anos, aprovou as ações da Viradinha da Saúde Sudeste. Eles consideram importante ter conhecimento para evitar muitas doenças como a tuberculose e a dengue. O casal tem sete filhos, mas apenas dois vivem com Nicolasa e Quispe.

UBS Vila Esperança

A UBS Vila Esperança atende no modelo tradicional e é gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Seconci. Atende uma população de 40.202 habitantes, sendo 50,8% SUS dependente.

Viradinha da Saúde

As Viradinhas da Saúde são ações regionais que integram a programação da Virada da Saúde 2016 que começou no último domingo (3), na Avenida Paulista, e segue até o próximo domingo (10), com encerramento no Parque do Ibirapuera, com show do cantor e compositor Chico César, entre outras atrações. Mais informações.