Largo da Batata foi palco da Viradinha da Saúde Oeste

Atividade integra programação da Virada da Saúde, que tem objetivo de promover saúde de forma lúdica e educativa

Profissionais da saúde e munícipes participam da dança circular no Largo da Batata, na tarde dessa quinta-feira

 

Por Keyla Santos
Foto: Edson Hatakeyama

No Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quinta-feira (7), quem passou pelo Largo da Batata, em Pinheiros, durante a tarde, pôde acompanhar e participar das atividades coordenadas pelos profissionais de saúde da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS Oeste). Atividade integra a programação da Virada da Saúde, que tem objetivo de promover saúde de forma lúdica e educativa.

A população contou com dicas de alimentação saudável, consulta de medidas corporais (altura, peso, índice de massa corporal), orientações e exames de câncer bucal, dança circular, distribuição de preservativo e material de prevenção de DST/AIDS. Houve também jogos interativos para testar o conhecimento sobre o Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e Zika vírus, e uma maquete de casa adaptada para idosos, a fim de explicar o que provoca quedas e o que deve ser evitado, entre outras atividades.

Para o coordenador de Saúde da CRS Oeste Alexandre Nemes Filho, a Viradinha da Saúde é um momento regional, onde os profissionais se reúnem com a população para falar sobre a importância de determinados cuidados com a saúde de forma alegre.

“No domingo a festa vai ser grande, pois as regiões vão se juntar no Parque do Ibirapuera, com funcionários e toda a população. Essa é uma forma de fazer a população cuidar mais da saúde, porque as questões médicas são muito doídas, muito sofridas, há sempre um sofrimento envolvido. Por isso, precisamos tirar isso do cenário e lembrar que saúde também é promoção, é cuidado em casa, modificação de hábito de uma forma coletiva, usando menos responsabilidade individual, juntando as pessoas num pensamento comum, para alcançar resultados bem maiores”, disse o coordenador.

A virada de 2016 começou no último domingo (3), na Avenida Paulista, e segue até o próximo domingo (10), com encerramento no Parque do Ibirapuera, com show do cantor e compositor Chico César, entre outras atrações. Na região Oeste, além do evento desta quinta-feira, outras atividades estão acontecendo. Cuide da saúde praticando atividade física ou recebendo orientação sobre alimentação saudável. Mais informações