Pré-conferências da região Leste elegem 129 delegados

Mais de 500 propostas serão levadas à 18ª Conferência Municipal

Tânia Maria Bonfim, supervisora técnica de Saúde Ermelino Matarazzo, comemorou a preparação que os segmentos realizaram para qualificar a reflexão e apresentação de propostas

 

Por Cecília Figueiredo

Com as três pré-conferências de Saúde realizadas no último sábado (30/5) em Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo e Itaquera, a Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste) encerrou a fase preparatória à 18ª Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá nos dias 22 a 24 de junho, no Palácio das Convenções do Anhembi. As sete plenárias reuniram, entre 16 e 30 de maio, 1284 participantes, aprovaram cerca de 500 propostas que serão remetidas à etapa municipal e elegeram 130 delegados titulares – 65 (usuário), 32 (trabalhador), 33 (Gestor).

Durante os encontros o consenso caracterizou os grupos de trabalho na Cidade Tiradentes. Em Ermelino Matarazzo o nível de organização antes e durante o encontro foi destaque na plenária. Já em Itaquera, a intensa participação dos trabalhadores marcou a pré-conferência.

Na avaliação da supervisora de Cidade Tiradentes Marta Pozzani, a comunidade, a Subprefeitura e a CRS Leste foram decisivas no apoio à realização da pré-conferência. “A quantidade de participantes no encontro foi tão especial quanto o cuidado na organização de toda a plenária, que contou com o apoio da comunidade, do subprefeito Miguel Reis, e sua equipe, da equipe da CRS Leste, que tem à frente a Claudia Afonso, e dos trabalhadores. Foi uma festa da democracia, que conseguiu atrair novos representantes dos segmentos usuário e trabalhador”, definiu Marta.

‘Mobilização intensa’

Tânia Maria Bonfim, supervisora técnica de Saúde Ermelino Matarazzo, comemorou a preparação que os segmentos realizaram para qualificar a reflexão e apresentação de propostas. “Foi um processo rico pela participação dos três segmentos, que incluiu uma preparação prévia, com leitura do documento norteador e elaboração de propostas levadas à pré-conferência. Houve uma mobilização intensa das pessoas e, no final, ficamos com a sensação de vitória da participação, vitória do SUS”, complementou a supervisora.

Para Raquel D´Elia, supervisora de saúde Itaquera, a pré-conferência demonstrou preocupações com dimensão mais ampliada. “Foi um encontro bastante representativo, com propostas pensadas para o SUS além do território, seja no financiamento, na comunicação, na implementação de novas tecnologias, na ampliação do controle social, enfim em mecanismos que fortaleçam a política pública de forma coletiva”, disse a gestora de Itaquera.

Claudia Afonso Castro, que esteve nos três encontros, alertou sobre a tentativa de desmonte do SUS que está posta e importância da participação popular para coibir esses ataques.

As sete plenárias reuniram, entre 16 e 30 de maio, 1.284 participantes, aprovaram cerca de 500 propostas que serão remetidas à etapa municipal e elegeram 130 delegados titulares