Pré-conferências da região Sul elegem delegados para a 18ª Conferência Municipal de Saúde

Também foram discutidas propostas para a melhoria do SUS

As plenárias são abertas à participação de moradores, trabalhadores da Saúde e gestores do SUS no Município

 

Por William Amorim

No último dia 23 de maio aconteceram, simultaneamente, as seis Pré-conferências de saúde da região sul de São Paulo. No total foram eleitos 163 delegados. Os eventos são uma preparação para a 18ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada em Junho.

As plenárias são abertas à participação de moradores, trabalhadores da Saúde e gestores do SUS no Município. “O objetivo deste momento preparatório é dar voz a população para que eles possam contribuir com uma avaliação da situação da saúde e, assim, também propor diretrizes para a formulação de políticas de melhorias”, afirma Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora de Saúde Sul.

Nestes encontros também são eleitos os delegados que vão representar os usuários do SUS na 18ª Conferência, além das propostas de melhorias na Rede Municipal. Organizados pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal da Saúde, os debates giram em torno do tema central “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo”.

Segundo o assessor da Gestão Participativa da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), Marco Antônio dos Santos, os eventos foram “um sucesso” e propiciaram “um amplo debate, aberto, democrático, construtivo e respeitoso da situação da saúde, e elaboraram propostas sobre Políticas de Saúde da região sul para que sejam encaminhadas para apreciação e discussão na 18ª Conferencia Municipal de Saúde”, esclareceu.

Na região de Capela do Socorro, a plenária realizada no CEU Dutra contou com a participação de 271 pessoas, somando usuários, trabalhadores, gestores e convidados. Foram eleitos 64 delegados no total e discutidas 64 propostas. A pré-conferência da região contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, José de Filippi Júnior, da Coordenadora Regional de Saúde Sul, Tania Zogbi Sahyoun e do Chefe de Gabinete da Subprefeitura de Capela do Socorro, Antônio Dias.

“O evento transcorreu de forma organizada, onde se demonstrou que a Conferência de Saúde é mais que um instrumento legal de participação da comunidade é um espaço privilegiado de democracia, pois o debate se traduziu em propostas aprovadas pelos três segmentos que serão levadas pelos delegados à Conferência Municipal, buscando a melhoria do cuidado em saúde para os moradores da Capela do Socorro”, afirma a supervisora de saúde da região, Lúcia Marques Cleto Duarte Iusim.

Em M’ Boi Mirim, a plenária foi realizada na EMEF Prof. Mário Marques de Oliveira. No total, foram 343 participantes, 29 delegados eleitos, sendo 15 no segmento usuário, sete no segmento trabalhador e sete no segmento gestão/prestadores de serviço. Foram sugeridas 40 propostas. Dentre os participantes estavam o subprefeito de M' Boi Mirim, Nerilton Antonio do Amaral e o Padre Jaime Crowe.

Em Campo Limpo, a plenária contou com a participação de 214 participantes, 33 delegados foram eleitos, sendo 17 usuários, oito trabalhadores e oito gestores

 

A plenária da Supervisão de Campo Limpo, realizada na EMEF Coronel Luiz Tenório de Brito contou com 214 participantes, 33 delegados eleitos – 17 usuários, oito trabalhadores e oito gestores – e 69 propostas foram discutidas. Já em Parelheiros, compareceram ao CEU Parelheiros 235 pessoas, oito delegados foram eleitos e um total de 53 propostas apresentadas. O subprefeito de Parelheiros, Nilton de Oliveira, marcou presença no evento.

Atendendo ao pedido da própria comunidade, a região de SACA (Santo Amaro e Cidade Ademar) realizou uma pré-conferência para cada região. O evento foi realizado no mesmo local – EMEF Prof. Linneu Prestes – e Rosa Nagazaki veio representando a COVISA. Na plenária específica de Santo Amaro compareceram 57 pessoas, foram eleitos 13 delegados e sugeridas 28 propostas. Em Cidade Ademar houve 91 participantes, 16 delegados eleitos e 28 propostas discutidas.