Sábado de pré-conferências na cidade

Encontros preparam população para a 18ª Conferência Municipal de Saúde

Temas importantes como o fortalecimento do SUS, investimentos a serem feitos em cada região e participação popular estiveram em pauta

 

Por José Antonio Leite
Fotos: Edson Hatakeyama

Este sábado (30/5) foi marcado por 14 encontros preparatórios para a 18ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. A Conferência ocorrerá entre os dias 22 e 24 de junho, no Palácio de Convenções Anhembi. Participaram dos encontros usuários da rede, profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde. Temas importantes como o fortalecimento do SUS, investimentos a serem feitos em cada região e participação popular estiveram em pauta. Também foram eleitos delegados à 18ª Conferência Municipal entre os segmentos de usuários, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviços.

Uma das pré-conferências da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte) ocorreu na EMEF Plínio Ayrosa. Pelo menos 150 pessoas participaram ativamente. Teresa Cristina Fenerich de Moraes, assessora técnica da CRS Norte, afirmou ter a expectativa de que a pré-conferência que envolveu Freguesia do Ó e Brasilândia mobilize a população para a defesa do SUS. “Também temos importantes questões a resolver, como o financiamento e recursos para a saúde e a obtenção de melhorias em unidades da região”, disse.

'Também temos importantes questões a resolver, como o financiamento e recursos para a saúde e a obtenção de melhorias em unidades da região', disse Teresa Cristina

 

O metalúrgico aposentado Sebastião da Silva, cuja trajetória de militância em movimentos sociais e da saúde já soma 30 anos, acredita que o evento dará impulso para que se melhorem os equipamentos da região. “Precisamos de mais Unidades Básicas de Saúde e do Hospital da Brasilândia. Sei que isso está nos planos da atual administração”, afirmou. As reivindicações do metalúrgico foram ratificadas pela aposentada Rute Aparecida Egg da Costa, para quem “essas reuniões que fazemos têm de servir para engrossar o movimento em defesa da saúde pública”.

‘Mais funcionários’

Na pré-conferência que reuniu moradores das regiões de Santana, Tucuruvi, Tremembé, e Jaçanã no Colégio CEDON, em Santana, cerca de 200 pessoas participaram ativamente da discussão de temas voltados à melhoria da saúde. A supervisora técnica Silvia Masson Braga esperava que a mobilização da população “torne a saúde pública menos vulnerável e avance na melhoria dos equipamentos”. “Também necessitamos da contratação demais funcionários nas unidades. Sei que esse debate é fundamental para que avancemos na resolução de tais problemas”, concluiu.

O Sindicato dos Químicos de São Paulo, na Liberdade, foi palco da pré-conferência da região Sé. Pelo menos 150 pessoas ocuparam o auditório da entidade. Clóvis Silveira Júnior, coordenador da Coordenadoria Regional de Saúde Centro, era um dos mais animados. Segundo ele, torna-se cada dia mais importante não apenas a discussão de temas gerais, como a “sobrevivência do SUS, mas também a maneira de como vamos lutar contra a terceirização, nossa relação com a iniciativa privada e também a solução de demandas locais”. “Temos de discutir ainda como nos propomos a enfrentar a discussão da qualidade [do serviço público de saúde] e a questão da equidade, entre outras”, disse o coordenador.

'Temos de discutir ainda como nos propomos a enfrentar a discussão da qualidade [do serviço público de saúde] e a questão da equidade, entre outras', disse o coordenador.

 

 

Conferência terá oito eixos

Realizada a cada dois anos, a Conferência Municipal de Saúde possui oito eixos temáticos norteadores, que são: Direito à saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação do SUS; Reformas Democráticas e Populares do Estado. A etapa municipal precede a estadual e a nacional, que será realizada de 1º a 4 dezembro.

Em 2015 houve alterações no regimento e, por isso, serão eleitos nas pré-conferências 50% do número de delegados para os segmentos de usuários, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviços. Os outros 50% serão eleitos nas plenárias específicas por segmentos. Entre as alterações também é possível citar que não haverá plenária específica para deficientes.

Votação

Participam dessa etapa todos os cidadãos presentes nas pré-conferências com documento de identificação com foto, que podem votar e ser votados. O procedimento para votação ocorre por meio da aclamação por crachá. Ao término dos votos, as fichas de delegados são preenchidas pelos mesmos, mediante orientação da Comissão Organizadora Local e de membros da Comissão Organizadora da 18ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo.