Saúde inicia encontros preparatórios para a 18ª Conferência Municipal de Saúde

Pré-conferências ocorrem de 16 a 31 de maio nas regionais leste, norte, oeste, sudeste, sul e centro

Na abertura da pré-conferência do Itaim Paulista, o secretário falou sobre a importância do evento preparatório e da participação na 15ª Conferência Nacional, como oportunidade para o fortalecimento do SUS

 

Por Beatriz Prado e Cecília Figueiredo
Fotos: Edson Hatakeyama

Com a presença do secretário municipal de Saúde José de Filippi Júnior, usuários da rede, conselheiros, profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, a Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde deram início, na manhã de sábado (16/05), às pré-conferências preparatórias para a 18ª Conferência Municipal, que será realizada de 22 a 24 de junho, no Palácio de Convenções do Anhembi. Em grupos, os inscritos participaram de discussões temáticas e apresentaram propostas que foram votadas e farão parte do documento final.

Na abertura da pré-conferência do Itaim Paulista, o secretário falou sobre a importância do evento preparatório e da participação na 15ª Conferência Nacional, como oportunidade para o fortalecimento do SUS. “O SUS precisa ter mais recursos. Os gastos com a saúde representam 10% do PIB brasileiro, sendo 5,5% para o setor privado. Os números demonstram que é importante melhorar, de fato, e buscarmos uma fonte permanente de recursos”, declarou Filippi. Participaram mais de 150 pessoas.

Ao apresentar os oito eixos organizados para o debate em grupos, a coordenadora Regional de Saúde Leste, Claudia Maria Afonso, enfatizou a importância do contexto em que ocorrem as conferências. “Parecem simples os temas, mas esse é o grande momento de olharmos o caminho que percorremos e o que precisamos percorrer, e que são esses eixos que vão nortear o SUS no Brasil. É importante refletirmos sobre o SUS que queremos, porque embora pareça semelhante o que todos querem, há no Congresso Nacional projetos de emenda à constituição que buscam a privatização do sistema público. Portanto, não podemos nos perder nesse momento em discussões pontuais e menores, quando o grande remédio que está em risco são as leis federais 8080 e 8142, de 1990”, alertou Claudia.

Ana Cristina Kantzos, supervisora de Saúde do Itaim Paulista, agradeceu a participação de pessoas de outras regiões no encontro. “É fundamental a contribuição de todos na construção de um Sistema Único de Saúde de qualidade”, ressaltou.

Realizada a cada dois anos, a Conferência Municipal de Saúde possui oito eixos temáticos norteadores

 

Vila Prudente

No Ambulatório de Especialidades da Vila Prudente os participantes sugeriram a reforma da UBS Vila Alpina, a construção de um centro de referência para idosos, hospital infantil e centro de atenção psicossocial e ampliação do Programa de Saúde da Família. A pré-conferência foi animada ao som do violão da agente comunitária de saúde Márcia Benevides. “Faço parte da comunidade católica e de outros grupos comunitários da Vila Prudente, e entendo que para o SUS melhorar o caminho é realizar mais reuniões com a participação da população, o cidadão deve se apropria do serviço público”, destacou Márcia.

Conferência terá oito eixos

Realizada a cada dois anos, a Conferência Municipal de Saúde possui oito eixos temáticos norteadores, que são: Direito à saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação do SUS; Reformas Democráticas e Populares do Estado. A etapa municipal precede a estadual e a nacional, que será realizada de 1º a 4 dezembro, com o tema ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do Povo Brasileiro’.