Virada na região Norte comemora o Dia Mundial da Saúde com muita alegria

Houve diversas atividades de prevenção e promoção à saúde

Por Monique Santos

De 7 a 12 de Abril, em alusão ao Dia Mundial da Saúde (7/4), aconteceu em diversas regiões da cidade de São Paulo a Virada da Saúde. O evento teve por finalidade conscientizar e estimular a população sobre os cuidados com a sua saúde. A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), através das unidades da Microrregião Jaçanã / Tremembé, não ficou de fora. Promoveu diversas atividades de prevenção e promoção à saúde com organização e criatividade da equipes e apoio do NASF e PAVS.

Na UBS Vila Nova Galvão foi realizada uma caminhada perceptiva, com os usuários da unidade no Parque Horto Florestal. Os integrantes do grupo também praticaram Liang Gong e fizeram piquenique com orientações sobre alimentação saudável.

Houve também roda de prosa com enfoque na relação saúde e meio ambiente. O grupo de idosos da unidade foi orientado sobre os alimentos ideais para se obter alimentação equilibrada, com uma atividade prática de preparo do sal de ervas que os usuários levaram de brinde para casa.

Segundo João Fava, gestor local do PAVS, ações como essas proporcionam melhoria na qualidade de vida da população e fazem com que os usuários tenham acesso a opções fáceis e saudáveis de alimentação e cultivo de ervas.

As UBS Jardim Fontális e Jardim Flor de Maio realizaram caminhadas com os usuários e reforçaram orientações de prevenção à dengue chikungunya.

No sábado (11/4) a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu o encerramento da 1ª Virada da Saúde no Parque do Ibirapuera. As UBS Jardim Joamar, Jardim Apuanã e o CAPS participaram do evento, que contou com atividades de práticas integrativas, ações de esporte, nutrição, apresentações musicais, palestras e testes rápidos em DST/Aids.