Virada da Saúde leva curso básico de primeiros socorros ao Ibirapuera

Entre as atividades realizadas na manhã deste sábado (11), está o Curso de Primeiros Socorros – Parada Cardiorrespiratória, desenvolvido pelo Hospital do Coração (HCor)

 

Por Keyla Santos
Fotos Edson Hatakeyama

Iniciada na terça-feira (7 de abril), em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Virada contou com a parceria do Instituto Saúde e Sustentabilidade. As mais de 600 atividades foram realizadas em toda a cidade, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Rede Municipal Ambulatorial Especializada, em parques e instituições parceiras localizadas em todas as regiões, com grande participação e aprovação da população. Entre as atividades realizadas na manhã deste sábado (11), no Parque do Ibirapuera está o Curso de Primeiros Socorros – Parada Cardiorrespiratória, desenvolvido pelo Hospital do Coração (HCor).

De acordo com a analista de qualidade dos cursos da American Heart do HCor, Ana Carolina, a massagem cardíaca é uma prática comum fora do Brasil. “Nos Estados Unidos essa associação promove treinamentos de ressuscitação cardiopulmonar para leigos, para que possam ter alguma ação diante de uma situação de emergência. Isso que estamos ensinando aqui é o básico, é a compressão torácica que pode mudar a vida de alguém”, disse.

Para Carolina, a Virada da Saúde é importante. “Essa abordagem que está sendo realizada aqui, a gente não tem no Brasil. Essa parceira tem tudo a ver, pois a saúde não é só cuidar do corpo e da mente. Mas é também prestar socorro para alguém que precisa na rua, no parque ou em qualquer outro lugar”, afirmou.



O estudante Maurício Silva participou do curso. Seu interesse surgiu, pois já havia realizado um curso de primeiros socorros em outra ocasião e decidiu aprimorar o conhecimento. “É muito bom ter conhecimento básico sobre compressão cardíaca, pois qualquer problema que der em casa ou na rua, a gente consegue socorrer a pessoa até que o serviço de emergência chegue ao local”, comentou Silva.

Se você não participou, ainda dá tempo. Confira a programação: