Prefeitura encerra Virada da Saúde com atividades no Ibirapuera

Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas, apresentações musicais, meditação, grupos de dança, palestras e testes rápidos estão na programação

 Por Mariana Bertolo

Neste sábado (11/4), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove o encerramento da 1ª Virada da Saúde, no Parque do Ibirapuera, com a presença do prefeito Fernando Haddad e do secretário municipal da Saúde José de Filippi Jr.

As atividades acontecerão a partir das 9h. Estão programados grupos de Lian Gong (em 18 terapias), Xian Gong (Treinamento Perfumado), Tai Chi Pai Lin, Yoga, meditação, danças circulares, apresentações musicais, ações de esporte, lazer, nutrição, palestras. Haverá também testes rápidos em DST/Aids, uma unidade do Centro de Apoio ao Trabalhador, rodas de conversa, painéis e jogos, além de exposições, teatro, uma camisinha gigante para falar sobre DST e intervenções artísticas sobre o tema saúde.

Iniciada no dia 7/4, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Virada contou com a parceria do Instituto Saúde e Sustentabilidade. As mais de 600 atividades foram realizadas em toda a cidade, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Rede Municipal Ambulatorial Especializada, em parques e instituições parceiras localizadas em todas as regiões, com grande participação e aprovação da população.

“O sucesso de público nas atividades das regiões é motivador. É resultado da importância da preocupação que a população possui em viver em um ambiente mais saudável e sustentável, com atividades de promoção e prevenção à saúde, que condicionam o corpo e a mente”, afirma Filippi.

Durante o evento, o público pôde sentir o que é viver com ar limpo e saudável, participar de mostras de vídeo e rodas de conversa sobre o luto, depressão e saúde da mulher e conhecer o “Calouros Brasil”, que alcançou a rua com intervenções sobre temas sensíveis à saúde. A tecnologia também esteve presente no programa da Virada da Saúde – a população teve oportunidade de experimentar a realidade de deficientes físicos com a ajuda de novas técnicas e equipamentos.