Pré-conferências de Saúde promovem debate para melhoria do SUS em toda cidade

Encontros elegem delegados para a 17ª Conferência Municipal de Saúde e discutem políticas públicas de saúde

por Patrícia Pasquini (CESCOM/ SMS)
foto: Edson Hatakeyama(CESCOM/ SMS)

A qualidade e eficiência do SUS foi o tema central das Pré-conferências municipais de Saúde que aconteceram na cidade de São Paulo nos dias 25 e 31 de agosto e 1º de setembro.

Durante os encontros, organizados pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal da Saúde, foram discutidas as propostas de melhorias na Rede Municipal e eleitos delegados que representarão os usuários do SUS na 17ª Conferência Municipal de Saúde (marcada para 2, 3, 4 e 5 de outubro/2013). “Muitas questões, problemas e as sugestões para enfrentar esses problemas o usuário e o trabalhador da saúde conseguem perceber e vivenciar com uma capacidade de buscar a solução mais simples. As Pré-conferências são importantes porque é preciso conferir, na perspectiva de cada participante, como é possível melhorar, afirma o Secretário Municipal da Saúde”, José de Filippi Júnior. Para ele, a Secretaria Municipal da Saúde tem muitos desafios, mas o que está reservado de forma exclusiva é a melhoria na Atenção Básica.

O tema central dos debates foi “SUS com Qualidade e Eficiência: um compromisso de toda a cidade” com enfoque na implementação de um SUS 100% com qualidade, acesso e acolhimento na atenção básica, média e alta complexidade; Política de Saúde que respeite os princípios do SUS (Integralidade, Universalidade e Equidade); Gestão do SUS e Políticas de Saúde da Mulher e do Homem.

Também estiveram em pauta as Políticas Públicas de Saúde em relação às DST/HIV/Aids para prevenção, promoção e assistência; a Política Intersetorial de Saúde Mental e a implementação de uma política nacional de Saúde da População Negra.

As plenárias aconteceram por subprefeitura com a participação de moradores, trabalhadores da Saúde e gestores do SUS no município. Ao todo, foram 1.204 delegados, divididos em quantidade proporcional à população de cada subprefeitura. A Pré-conferência do Butantã, por exemplo, terminou com 44 delegados eleitos, sendo 21 usuários do SUS, 11 trabalhadores, 11 gestores e um deficiente (conforme o regulamento).

A Conferência Municipal será realizada entre os dias 2 e 5 de outubro de 2013, no Palácio de Convenções do Anhembi. O objetivo do evento é impulsionar os princípios e diretrizes do SUS, definir diretrizes e prioridades para as políticas de Saúde e fortalecer o controle social do Sistema.