Mais de mil tratamentos para gripe foram entregues à população pelas AMAs

Entre sexta e domingo, 1.150 pacientes obtiveram o tratamento completo nas 115 AMAs da cidade de São Paulo

A rede de 115 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) da capital entregou aos pacientes que possuíam prescrição médica e formulário de controle de medicamentos, da rede pública ou privada, mais de mil tratamentos completos com o antiviral Oseltamivir (comercialmente conhecido como Tamiflu). Desde o domingo, dia 26 do mês passado, todas as 115 AMAs estão abertas inclusive aos domingos, das 7h às 19h. A partir da última sexta-feira (7), elas também passaram a ser pontos de dispensação do medicamento.

Com a medida, o atendimento é realizado com mais agilidade para os pacientes que já receberam a indicação médica para tratamento com o antiviral. "A população deve continuar atenta à prevenção e buscar por socorro médico caso apresente sintomas da gripe A(H1N1)", alerta Januario Montone, secretário municipal da Saúde.

Para obter o remédio, os pacientes precisam comparecer à AMA munidos de prescrição médica e de um formulário específico, obtido com o próprio médico, além de documento de identificação. O formulário de controle do medicamento a ser preenchido pelo mesmo médico que prescreveu a receita do medicamento pode ser obtido no site da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA): http://www.prefeitura.sp.gov.br/covisa.

O procedimento, de acordo com o secretário, é similar ao de obtenção de um remédio "tarja preta". "Este é um medicamento controlado que só pode ser fornecido sob prescrição médica e identificando-se o usuário, porque há um acompanhamento das autoridades e técnico dos casos no Brasil todo", disse Januario Montone. O Tamiflu não é disponibilizado em UBS (Unidades Básicas de Saúde) nem em AMAs Especialidades.