Secretaria da Saúde realiza Semana de Mutirões de Identificação, Registro e Vacinação de Cães e Gatos

Iniciativa busca promover guarda responsável e prestar orientação a donos de animais; ação mobiliza CCZ e seis SUVIS de 24 a 29 de setembro

A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) promove, de segunda (24) a sábado (29), das 9 às 17 horas, mutirões de identificação, registro e vacinação de cães e gatos da cidade de São Paulo.

Os mutirões serão realizados em seis Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS) – Aricanduva, Butantã, Cidade Ademar, Ermelino Matarazzo, Guaianases e Freguesia do Ó –, e também no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O objetivo da ação é promover a guarda responsável dos animais e incentivar seus donos a mantê-los em local próprio para o tamanho e a espécie, com disposição de abrigo, fornecimento adequado de água, alimento e cuidados veterinários.

Os cães devem ser levados aos mutirões com coleira e guia, e os gatos, em caixas de transporte. Os donos devem levar também documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência no próprio nome – moradores da cidade de São Paulo necessariamente.

A vacinação é gratuita, mas estará vinculada à realização do Registro Geral Animal (RGA), inclusive para aqueles animais já registrados em outra ocasião. A taxa pública referente ao registro é de R$ 4,50 e inclui a implantação do microchip.

Antes de levar seu animal ao mutirão, o dono deve procurar uma das SUVIS, nos dias 25 e 26, para pegar a guia de arrecadação a ser paga em qualquer agência bancária. No dia 27, já com o pagamento efetuado, o proprietário poderá levar seu animal para receber vacina, implantação de microchip e emissão do RGA. No CCZ, todos os serviços podem ser realizados no mesmo dia, de 24 a 29/9.

RGA
O Registro Geral Animal (RGA) é necessário para a identificação dos cães e gatos, auxiliando na localização dos que eventualmente se percam. Ao efetuar o RGA, dados do animal e de seu proprietário passam a compor um banco de informações, com as quais o CCZ pode contatar os donos de cães e gatos localizados nas ruas da cidade.

A plaqueta de identificação é fornecida no ato do registro e deve estar permanentemente afixada à coleira dos animais. Além dela, a implantação de um microchip sob a pele permite a identificação permanente do animal, caso a plaqueta não esteja presente. O RGA é exigido por lei, desde 2001, para cães e gatos do município de São Paulo.


Serviço
Evento: “Semana de Mutirão de Identificação, Registro e Vacinação de Cães e Gatos da cidade de São Paulo”
Período: de 24 a 29 de setembro de 2012 (de segunda a sábado)
Horários: das 9 às 17 horas
Locais: CCZ e 6 SUVIS (endereços no site www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude)
Mais informações: (11) 3397-8900