Prefeitura entrega novas instalações da UBS Vila Cosmopolita

Com a mudança, número de pessoas cadastradas passa de 9 mil para 26 mil; unidade passa a contar ainda com serviço de saúde bucal

Os moradores da região de Guaianases, na zona leste da capital, receberam nesta quarta-feira (22), da Prefeitura de São Paulo, as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Cosmopolita. Com a mudança do imóvel, a capacidade de atendimento foi ampliada, saltando de 9 mil para 26.250 mil pessoas cadastradas, e de 50 para 112 profissionais.

A gestão municipal tem se concentrado fortemente na reestruturação e ampliação física da rede assistencial em toda cidade com recursos da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do programa Avança Saúde SP. A UBS Cosmopolita recebeu investimento de R$ 12.428.785,81 vindos dessa parceria, e custeio mensal de R$ 1,2 milhão.

“Nós temos em São Paulo 471 UBSs e estamos ampliando, com várias inaugurações, sem deixar de cuidar das que tinham uma infraestrutura inadequada para atender a população, que é o caso da UBS Cosmopolita, que funcionava em um prédio muito pequeno e hoje entregamos este novo prédio com mais funcionários, com uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) ampliada, dentistas, uma qualidade de atendimento muito melhor, com acessibilidade e em um prédio que é da Prefeitura”, afirmou o prefeito.

A unidade passa a contar com sete equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), com médicos generalistas, equipe multiprofissional, atendimento odontológico e telemedicina em psiquiatria. Na antiga unidade, eram três equipes de ESF. Além disso, nas novas instalações, foi implantado serviço de saúde bucal com quatro equipes de odontologia, implantação da equipe multiprofissional e implantação da telemedicina psiquiatra.

O secretário Zamarco destacou o objetivo de entrega da nova instalação para a região: “O nosso propósito é diminuir as distâncias e aumentar o acesso de nossos pacientes a uma saúde mais ágil, eficaz e de qualidade.”

“Hoje é um dia de celebração, que temos que comemorar. Esperamos muito por este momento, para a construção de unidades melhores, adequadas ao volume, adaptadas às necessidades, conforme a legislação atual. Um trabalho de muitas pessoas para o melhor atendimento da nossa população”, disse a diretora-presidente do Santa Marcelina Saúde, irmã Rosane Ghedin.

A UBS Vila Cosmopolita, com área construída de 1.521,80 m2, e instalações modernas, conta com dois pavimentos (térreo e superior), com salas de emergência, de eletrocardiograma, de coleta, de medicação, de vacina, de sutura, sala Nossos Idosos, de odontologia, raio-X odontológico, escovódromo, consultórios, consultório de telemedicina, farmácia, sanitários PCD, entre outros.

A população contará com diversos serviços, entre eles, Agenda Fácil, agendamento de especialidades e exames de média e alta complexidade, coleta de exames laboratoriais, uma sala do Núcleo de Prevenção à Violência (NPV), planejamento familiar, Práticas Integrativas e Complementares (Pics), testes rápidos, Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs) e Programa Acompanhante de Idosos (PAI).

A unidade, que é administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Santa Marcelina, está localizada R. Chuvas de Verão, s/nº, no Jardim da Conquista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h horas.

Saúde em Guaianases

A região da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Guaianases é composta por 14 UBSs, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA), um Ambulatório de Especialidades (AE), três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), uma Unidade Odontológica Móvel (UOM), dois Centros Especializados em Reabilitação (CERs), um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), três Serviços de Residência Terapêutica (SRTs), além de outros serviços.