Maio Amarelo: Samu realiza ações de conscientização em parceria com a CET

Atividades incluem palestras, caminhadas e blitz educativa, voltadas a vários públicos

No mês da campanha de combate aos acidentes de trânsito, Maio Amarelo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade de São Paulo, a convite da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), realiza uma série de ações educativas de conscientização sobre a importância dos primeiros socorros para salvar vidas. A programação contempla blitz, palestras para os jovens, caminhada com idosos e simpósios.

“Estamos comprometidos em participar ativamente de todas essas atividades, contribuindo para a construção de uma comunidade mais segura, saudável e solidária; acreditamos na importância de iniciativas como essas para promover a segurança viária e proteger vidas”, afirma Elias Aracati Paiva, diretor de comunicação do Samu-SP, ressaltando que o Samu apoia eventos que promovem a mobilidade urbana e também a conscientização sobre a importância da inclusão.

De acordo com o Sistema de Informação Hospitalar (SIH) do Datasus, sistema de informações do Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos cerca de 20 mil (19.805) pessoas ficaram internadas na rede hospitalar municipal devido a acidentes de trânsito, sendo 2.920 em 2019, 3.354 em 2020, 4.129 em 2021, 4.530 em 2022 e 4.872 em 2023.

No ranking das internações hospitalares causadas por acidentes de trânsito, os motociclistas foram os que mais sofreram acidentes. Em segundo lugar, aparecem os pedestres e, em terceiro, os ciclistas. Entre as principais causas de acidentes estão consumo de álcool ou drogas e imprudência.

Programação terá “Pit Stop” de conscientização e caminhadas para idosos

Veja alguns dos destaques da programação ao longo do mês de maio:

- No dia 14 às 10h, o Samu participa, também, do Simpósio “Trânsito e Saúde: Da prevenção a promoção de vidas”, promovido pela CET no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da (Cetet).

- No Espaço Vivencial de Trânsito Caio Graco da Silva Prado, da CET, a equipe do Samu realizará palestras ao longo do mês, dirigidas aos alunos das redes municipal e estadual de ensino. Durante as palestras, os estudantes aprenderão sobre a importância de combater os trotes, além de orientações sobre como evitar acidentes domésticos e como proceder nos primeiros socorros.

- Jovens com síndrome de Down participantes do Programa Social Santo Amaro, coordenado pela Universidade de Santo Amaro (Unisa) também acompanharão a palestra, nos dias 15 e 23. Para os alunos de 5 a 12 anos do CEU Três Pontes, na zona leste, ela ocorrerá no dia 21. 

- No dia 20 de maio, no Shopping Itaquera, na zona leste, haverá um minicircuito de bicicleta voltado às crianças.

- No dia 22, o Samu promove capacitação de 60 funcionários da CET que serão multiplicadores do saber sobre prevenção a acidentes.

- No dia 26, ainda em parceria com a CET, o Samu promoverá a ação Caminhada dos idosos na Avenida Paulista. Profissionais do Samu participarão de toda a caminhada e, após a finalização do percurso, os participantes acompanharão uma simulação de primeiros socorros.

- Nos dias 27 e 28 um dos destaques será a participação do Samu em uma blitz batizada de “Pit Stop”, em conjunto com a CET e a Polícia Militar.  Durante a ação, no Parque do Tietê (antigo Clube Tietê), o Samu oferecerá aos motociclistas dicas de primeiros socorros em situações de urgência e emergência. O evento contará também com a participação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Década de Ação pela Segurança no Trânsito

A campanha Maio Amarelo foi criada em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar atenção da população a respeito do alto índice de vítimas de acidentes de trânsito. Em 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que tem a meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.

Prevenção

Confira, a seguir, dicas do Samu para um trânsito mais seguro:

Ciclistas: as ocorrências envolvendo ciclistas crescem cada vez mais. Para a segurança, é importante sempre pedalar em ciclovias; usar equipamentos de proteção (luvas, capacete etc.) e os meios de sinalização, como hit farol e colete refletivo, além de ter consciência no trânsito. Cabe aos motoristas dar preferência aos ciclistas e não invadir o seu espaço.

Motoristas e motociclistas: cerca de 50% dos acidentes graves têm como causa o consumo de álcool ou drogas. Jamais utilize qualquer substância que atrapalhe a condução do veículo. A imprudência, com motoristas utilizando o celular enquanto dirigem e o desrespeito à sinalização também são grandes fatores de risco. O primordial é sempre respeitar os limites de velocidade e as normas de trânsito.

Pedestres: a imprudência de pedestres que atravessam fora da faixa é uma das principais causas de acidentes envolvendo este público. Por isso, é importante atravessar sempre na faixa e respeitar o tempo do semáforo, além de usar roupas claras à noite, de preferência, a fim de diminuir os riscos.

População idosa: os idosos, embora não estejam entre as principais estatísticas de mortalidade, também se envolvem em acidades. Devido a condições fisiológicas que levam à diminuição dos reflexos e perda de força, têm mais dificuldades de locomoção e condução. Dessa forma, precisam respeitar as suas limitações e evitar situações de risco, como vias movimentadas.

Testemunhas: caso alguém testemunhe um acidente, o importante é não se colocar em risco. É preciso analisar a situação e se manter em segurança. Se tiver vítima, ligar para o Samu (192) e informar ao atendente a situação e o endereço, para que seja classificado o nível de gravidade e enviado ao local o recurso necessário. Em raras exceções, como princípio de incêndio no veículo e sem riscos para a testemunha, é possível prestar ajuda até a espera de socorro.