SMS é premiada no 37º Cosems por projeto em saúde relacionado a mudanças e impactos climáticos

Trabalho desenvolvido por equipe de UBS do Itaim Paulista promoveu ações de prevenção a doenças provocadas por veiculação hídrica

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu, na última sexta-feira (19), o Prêmio David Capistrano durante o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), em Santos. O evento, considerado um dos maiores de saúde pública do país, começou na quarta-feira (17) e reconheceu 15 experiências exitosas em saúde dos municípios paulistas na 13ª edição do prêmio.

O trabalho “Código Amarelo - Ribeirão Lageado”, desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Silva Telles, do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, foi premiado pelo enfrentamento e prevenção de doenças na região.

O projeto vencedor é de autoria de Thalita Silvestre Silva Santos, Elisângela Lina de Souza, Almir dos Santos Amorim e Nayara Viveiros Marques.  A meta era prevenir e reduzir impactos das mudanças climáticas na saúde da população local. Como resultado, a iniciativa permitiu o mapeamento de áreas de risco para a busca ativa dos moradores, sua orientação e vacinação. Veja aqui o relato sobre o projeto inscrito no Cosems.

A secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância Sanitária, Sandra Sabino, comemorou a conquista: “Além da importância dessa troca de experiências proporcionada aqui, ficamos muito orgulhosos pelo reconhecimento de um trabalho desenvolvido na nossa rede, que destaca a competência de toda a equipe de profissionais.”

Além do Prêmio David Capistrano, outros 15 trabalhos receberam a menção honrosa e nove projetos foram indicados à mostra nacional “Aqui Tem SUS”, durante o 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais (Conasems), de 30 de junho a 3 de julho, em Porto Alegre (RS).  “Rede Intersetorial: trocas entre dispositivo Caps IJ e Saica na produção de cuidado à Infância e Juventude”, de Giovanna Carmignotto e Marial Eloisa Santiago, do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capos IJ) Mooca foi a experiência selecionada para representar a capital paulista no Conasems. Conheça o trabalho aqui.

São Paulo concorreu com 393 experiências em 12 categorias
O tema “Mudanças Climáticas e Impactos no SUS” pautou a programação de cursos, seminários e rodas de conversas para um público de mais de 3 mil participantes, além da 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios. A cidade de São Paulo inscreveu 393 trabalhos que competiram entre 1.687 experiências registradas por 149 municípios. Do total de projetos da SMS, 41 foram selecionados para apresentações nas rodas de conversa “Dialogando com a Mostra”, em 12 categorias: assistência farmacêutica, atenção básica, gestão de pessoas, do trabalho e educação permanente, gestão em saúde, participação social, promoção em saúde, regulação e redes de atenção em saúde, Tecnologia e inovação, saúde mental, vigilância em saúde, mudanças climáticas e práticas integrativas e complementares (Pics).

Clique aqui para ver a galeria de fotos do evento.