Modere no consumo de bebidas alcoólicas!

Dica é da Secretaria Municipal da Saúde que recomenda cautela na hora de festejar

A aproximação das festas de fim de ano traz a preocupação com o consumo excessivo de álcool. Apesar de "aceitável socialmente", ainda mais nessa época de Natal e Ano Novo, o abuso no consumo de bebida é receita certa para dores de cabeça e muitos problemas.

De acordo com a Dra. Denise de Amorim Paz Rocha, psiquiatra de um dos CAPS Álcool e Drogas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o álcool em excesso é extremamente danoso ao organismo. "No início, age como desinibidor; transforma o tímido no mais extrovertido da festa. Em doses exageradas, diminui a atividade dos neurônios, reduz reflexos, memória e raciocínio. Os efeitos são diferentes em cada pessoa, mas quase todo mundo apresenta sintomas de ressaca, com dores de cabeça, vômitos, tontura e mal-estar", explica.

O importante é estabelecer limites e usar o bom senso, principalmente ao relacionar bebida com volante. "O excesso de álcool resulta em mais ocorrências de acidentes de trânsito e situações de violência", afirma a médica.

Motoristas sob o efeito de álcool não conseguem reconhecer que a agilidade para a direção, a tomada de decisões e os reflexos são prejudicados muito antes dos sinais físicos da embriaguez começar a surgir. "A pessoa olha para si e acha que está bem. Ela perde a capacidade de avaliar o estado em que se encontra", alerta. Vale lembrar que o álcool compromete o organismo por horas após a ingestão da última dose.

Para quem não consegue resistir aos drinques, a recomendação é não abusar. "O conselho vale principalmente para as mulheres, pois devido ao seu metabolismo são menos tolerantes ao álcool que os homens", finaliza a especialista.

Se você não quer abrir mão de uma dose de bebida durante a ceia de Natal ou a virada de ano, vale a pena seguir as dicas:

  • Seja consciente e responsável. Beba moderadamente;
  • Nunca dirija sob o efeito de álcool;
  • Escolha um ambiente seguro e a companhia de pessoas confiáveis;
  • Faça uma refeição moderada. Assim, a absorção do álcool pelo organismo será mais lenta;
  • Intercale goles de bebida alcoólica e água gelada. Desta forma, você bebe menos, dilui os componentes da bebida alcoólica e evita a desidratação;
  • Não misture vários tipos de bebida;
  • No dia seguinte, invista nas frutas e nos sucos. A frutose auxilia o organismo a se livrar do álcool.

Mais informações para a Imprensa:

Assessoria de Comunicação Secretaria Municipal da Saúde (SMS)

(11) 3397-2370/ 2372/ 2373/ 2374/ 2379