Prefeitura entrega mais um Centro Especializado em Reabilitação na capital

A unidade, instalada na região sudeste, tem capacidade para realizar mais de 3,7 mil atendimentos por mês

Nesta quinta-feira (29), foi entregue mais um Centro Especializado em Reabilitação para a cidade de São Paulo, o CER III Moema, pelo prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, durante agenda do Prefeitura Presente Vila Mariana. O novo equipamento é o 34º da modalidade na capital e está localizado na avenida Carinas, 519.

Com capacidade para realizar mais de 3,7 mil atendimentos por mês, o CER III Moema integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, realizando atendimento individual e em grupo de fisioterapia neurológica e ortopédica, terapia ocupacional com sala de estimulação sensorial, fonoaudiologia com realização de exames de audiometria, atendimento e avaliação psicológica e ainda estimulação em bebês de risco, com atuação de equipe multiprofissional e interdisciplinar.

“Estamos avançando com mais esse Centro Especializado de Reabilitação que inauguramos. Além disso, não tínhamos nenhum centro de dor crônica e já inauguramos 6”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

A equipe é composta por médicos neurologistas, ortopedista, otorrinolaringologista, além de psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, enfermeiros, assistente social, acompanhantes de pessoa com deficiência, entre outros.

“A inauguração deste equipamento representa um marco importante para a nossa cidade. A partir de agora, poderemos oferecer tratamento especializado para pessoas com diversas necessidades, incluindo aqueles com dificuldades motoras e auditivas, além de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Isso significa que mais pessoas terão acesso à qualidade de vida que merecem”, explicou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A infraestrutura do equipamento é composta por sala de triagem, sala de atividade de vida prática, sala de atendimento terapêutico em grupo adulto e infantil, sala de estimulação precoce, de exame bera (análise da função auditiva) e de atendimento de audiometria, além de um salão para cinesioterapia e mecanoterapia, consultórios terapêuticos adulto e infantil, além de outros espaços.

“Este é mais um equipamento da saúde voltado para pessoas com deficiência na cidade e que conta com uma equipe profissional muito dedicada. Isso faz diferença enorme na vida desse público, que precisa ser amado, respeitado e cada vez mais incluído. Aqui os pacientes contam com tecnologia assistiva, também muito importante nos atendimentos”, afirmou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.

Para implantação do CER Moema, foram investidos R$ 1.041.274,38, e o custeio mensal é de R$ 473.910,68. O Centro funciona de segunda à sexta, das 7h às 19 horas, e é administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina-Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM-Pais).

Ainda nesta quinta-feira, o secretário Zamarco visitou o Centro de Referência da Dor Crônica (CR Dor) Bosque da Saúde, o Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CR Pics) Bosque da Saúde, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cruz, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Mariana, UBS Vila Mariana e o Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) Ibirapuera.

A região da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Vila Mariana/Jabaquara conta com 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), um Ambulatório de Especialidades (AE), cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps), dois Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), mais um Centro Especializado em Reabilitação (CER), um Centro de Referência da Dor Crônica (CR Dor), dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), entre outros.