"Camisinha na Folia" distribui mais de dois milhões de preservativos e amplia acesso aos serviços em IST/Aids durante o Carnaval

Com mais de 100 ações extramuros e o envolvimento de mais de 500 profissionais, a campanha disponibilizou insumos e serviços de prevenção aos foliões de toda a capital

A 22ª edição da campanha "Camisinha na Folia", que teve início no pré-Carnaval, foi finalizada neste domingo (18) com a distribuição de preservativos internos e externos, sachês de gel lubrificante e autotestes de HIV nas proximidades da Rua da Consolação. Organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de IST/Aids, a campanha mobilizou mais de 500 profissionais e realizou mais de 100 ações itinerantes.

A iniciativa teve como objetivo levar os serviços especializados e as estratégias preventivas à população. Ao longo de todo o Carnaval, agentes de prevenção uniformizados e com acessórios de destaque distribuíram insumos preventivos de forma totalmente gratuita à população na concentração dos blocos da região central da cidade. Ao todo, foram mais de dois milhões de preservativos distribuídos e 1.500 autotestes retirados.

Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo, destaca que a ação agrega atividades importantes de promoção da saúde. "Ao facilitar o acesso dos foliões aos serviços e insumos, especialmente em locais de grande circulação, estamos inserindo a prevenção na rotina das pessoas, divulgando informações de qualidade e incentivando que a população utilize os serviços gratuitos disponíveis na capital." Para a coordenadora, a colaboração entre diversos setores e a integração de serviços alternativos demonstram a capacidade da cidade em enfrentar desafios da saúde pública de forma ativa e eficiente.

Além da ação dos agentes, o ônibus equipado do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Cidade esteve na Praça Roosevelt durante os três finais de semana de desfiles dos blocos que aconteceram na região central da cidade. A unidade móvel oferece testes rápidos para HIV e sífilis, as profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP, respectivamente) e a entrega imediata da primeira terapia antirretroviral (Tarv) em casos de resultados positivos para o HIV.

A campanha também teve como apoio o canal SPrEP – PrEP e PEP online, disponível no aplicativo e-saúdeSP todos os dias, das 18h às 22h, e da Estação Prevenção – Jorge Beloqui, localizada dentro da Estação República (Linha Vermelha do Metrô) e que funciona de terça a sábado, das 17h às 23h. Com o auxílio desses serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, acessar a testagem para o HIV, o tratamento imediato em caso de resultado positivo e as profilaxias PrEP e PEP ficou mais fácil, garantindo uma abordagem mais abrangente e eficaz durante o Carnaval.