Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Sarau reúne talentos no Dia da Visibilidade Trans, prefeitura promove Dia D de combate à dengue e moradores do Jardim Keralux ganham UBS totalmente reformada são alguns dos assuntos em destaque

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Saúde municipal lança campanha 'Como você quer que eu te chame?'
No dia 29 de janeiro, dedicado à visibilidade trans, a Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+ da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou a campanha “Como você quer que eu te chame?”, para chamar atenção para um importante direito conquistado por pessoas trans no país: o direito ao nome social.

2. Sarau reúne talentos no Dia da Visibilidade Trans
No Dia da Visibilidade Trans, celebrado na última segunda-feira (29), o Centro de Referência de Saúde Integral para a População de Travestis e Transexuais (CR POP TT) Janaína Lima, localizado na região central da capital, promoveu o Sarau da Diversidade, com apresentações culturais de usuários da unidade. As manifestações artísticas foram marcadas por mensagens de resistência, orgulho e conscientização sobre a luta da comunidade.

3. Prefeitura promove Dia D de combate à dengue neste sábado (3)
A Prefeitura de São Paulo promove neste sábado (3), o Dia D de combate à dengue em toda a capital. As 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h. A iniciativa visa intensificar as ações de eliminação dos focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A força-tarefa contra o mosquito transmissor da dengue está sendo organizada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

4. Moradores do Jardim Keralux ganham UBS totalmente reformada, em novo endereço
Os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Keralux, em Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, ganharam uma unidade totalmente reformada em um local quatro vezes maior do que a unidade anterior que ficava na rua Lucas Gonçalves, 13. Com investimento de R$ 8,9 milhões, o novo prédio, localizado na rua Batuíra do Campo, s/nº, tem 1.100m² e substitui a antiga UBS do bairro, que tinha aproximadamente 300m². A entrega da nova sede foi realizada nessa quinta-feira (1º), pelo prefeito Ricardo Nunes e pelo secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

5. Saúde promove mutirão de Papanicolau e de prótese dental neste sábado (3)
Neste sábado (3), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove mutirões de Papanicolau e de prótese dental nas 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. As iniciativas visam intensificar a busca ativa de mulheres que estão com a coleta do exame ginecológico atrasada, bem como agilizar os atendimentos para prótese.