Prefeitura entrega novas instalações da UBS Guarani Vargas

Para a mudança da unidade, que antes se chamava Cidade Vargas, foram investidos cerca de R$ 9,5 milhões; anúncio ocorreu durante o evento Prefeitura Presente no Jabaquara nesta quinta-feira (16)

Durante o evento Prefeitura Presente, que nesta quinta-feira (16) ocorreu na região do Jabaquara, o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, entregaram as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Guarani Vargas - Arnaldo Faria de Sá, que antes se chamava Cidade Vargas.

A UBS Guarani Vargas tem capacidade para realizar cerca de 7 mil atendimentos mensais. A unidade passa a atender no modelo misto, ampliando o atendimento com uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) com um médico, além de um médico generalista, três clínicos gerais, um ginecologista, dois pediatras, um psicólogo, técnicos de farmácia, técnico de saúde bucal, entre outros.

“Essa gestão entende o sentimento do usuário que precisa da ajuda de um serviço público da saúde para resolver o seu problema. Nós estamos ouvindo a população e construindo equipamentos com responsabilidade financeira. Esse equipamento, por exemplo, tem tudo da mais alta qualidade, desde o espaço físico mais adequado até o investimento em profissionais para garantir o melhor atendimento à população”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes durante a entrega.

“O investimento na saúde está permitindo que a gente amplie o número de UBSs e o número de atendimentos. Aqui na região, além dessa UBS que estamos entregando hoje, retomamos a obra e entregamos também a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] Jabaquara. É mais qualidade em saúde para a comunidade local”, acrescentou o secretário Zamarco.

A UBS entregue nesta quinta-feira possui ainda uma equipe do Programa Acompanhante de Idosos (PAI), polo de curativo e três equipes de saúde bucal. A estrutura conta com oito consultórios, sala de acolhimento, sala de regulação, sala “Nossos Idosos”, sala de medicação, farmácia, sala de odontologia, sala de raio-X odontológico, entre outros serviços.

Importante destacar que, com a mudança de imóvel, a UBS Guarani Vargas passa a contar com um polo de curativo. Os polos de curativos tratam lesões complexas de difícil cicatrização em tratamentos convencionais, como feridas crônicas a exemplo dos pés diabéticos, ferida venosa, varizes e problemas circulatórios, que, em alguns casos, pode evitar inclusive a amputação do membro acometido pela lesão.

Para a construção da nova sede, foram investidos R$ 9.596.839,26. Sob gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), a UBS passou do antigo endereço na rua dos Comerciários, 236, para a avenida Diederichsen, 1.338.

“Há mais de vinte anos que a população espera um posto de saúde aqui nesse terreno e agora foi realizado. É um sonho antigo dos moradores e vai beneficiar todo mundo. Minha mãe já vai pegar remédio e eu já estou passando em consulta”, celebrou Vagner Faria, 50 anos, morador da região e usuário da unidade.

O território da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Jabaquara/Vila Mariana conta com 15 UBSs (12 no modelo ESF e três no tradicional), três Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAa)/UBSs Integradas, uma Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis), cinco Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), sendo um Adulto, dois Álcool e Drogas e dois Infantojuvenis, três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), os Hospitais Municipais Vila Santa Catarina e Dr. Arthur Ribeiro Saboya, além de um Centro de Referência em Dor Crônica, um Ambulatório de Especialidades, um Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPics), dois Centros de Convivência e Cooperatica (Ceccos), um Serviço de Atenção Especializada (SAE) em IST/Aids e dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Juntamente com o prefeito, o secretário Zamarco visitou outras UBSs na região e participou do encontro com a população no CEU Caminho do Mar.