Saúde participa do 'Inclui Sampa nos Bairros' neste sábado (5)

Serão ofertados serviços como vacinação contra gripe e Covid-19, aferição de pressão arterial e glicemia e outros; evento ocorre no CEU Jaguaré das 9h às 15h

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa, neste sábado (5), da 4ª edição do “Inclui Sampa nos Bairros” que ocorre no Centro de Educação Unificado (CEU) Jaguaré, zona oeste da cidade. Promovido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), o evento contará com diversos serviços públicos à disposição da população com deficiência, das 9h às 15h.

Entre as ações da Saúde, haverá: vacinação contra influenza (vírus causador da gripe) e Covid-19; aferição de pressão arterial e glicemia; dança circular (das 11h às 12h); zumba (horário); avaliação bucal, escovação e entrega de kits de higiene bucal; orientação e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de ofertas de preservativos e autoteste; personagens (bonecos) da vigilância ambiental, e mesa de animais sinantrópicos; oficina de street dance (das 10h30 às 11h30); espaço para crianças e adolescentes; contação de histórias (das 9h30 às 10h30); auriculoterapia; ações do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs) e participação do Cordão Bibitantã durante todo o evento.

“A Saúde tem papel fundamental no cuidado e atenção às pessoas com deficiência na cidade de São Paulo e estará presente também nessa edição deste evento tão importante para essa população, prestando diferentes serviços em um único lugar”, comenta a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino.

O CEU Jaguaré está localizado na avenida Kenkiti Simomoto, 80, Jaguaré. Mais informações sobre o evento, confira aqui.

Cordão Bibitantã

O Grupo Cultural Cordão Bibitantã foi criado em 2006, fruto de parceria entre os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e outros equipamentos voltados à saúde mental da região do Butantã e bairros próximos, que trabalham com samba e cidadania. O eixo principal é a reprodução e a produção da cultura popular brasileira tradicional, em especial o Carnaval de cordões e as festas juninas.

Composto por usuários, seus familiares e profissionais destas unidades, o Bibitantã promove a oportunidade de produção cultural coletiva com estratégia voltada à ampliação da sociabilidade e da participação social, de trocas de saberes e de afetos.