Projeto Leitura recebe crianças na Cosap para estimular a relação com os animais

Atividade contribui para o desenvolvimento infantil, promove a socialização de cães e gatos e reforça a importância de respeitar e amar os pets

Na próxima terça-feira (6), a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recebe estudantes da E.M.E.F Professora Lilian Maso para participarem do Projeto Leitura. A visita ocorre das 13h às 15h com participação de 25 crianças na faixa etária de 6 a 10 anos e duas professoras responsáveis por fazer o acompanhamento dos alunos.

“A iniciativa, que tem o objetivo primário de socializar os animais alojados, atinge resultados muito maiores, como o desenvolvimento da empatia das crianças por animais especiais e o estímulo à leitura. A atividade, que é bem lúdica, impacta as crianças e encanta a todos”, ressalta Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

Antes do dia programado para a atividade, a Cosap faz a seleção dos animais que vão participar do programa e envia uma relação dos escolhidos para a escola parceira, com uma breve descrição de cada um. Dessa forma, as crianças já podem se familiarizar com as particularidades de cada um antes mesmo de conhecê-los pessoalmente.

No dia da atividade, os alunos inicialmente participam de uma dinâmica sobre o comportamento dos animais. “Apesar de não falarem, os animais estão sempre se comunicando e conhecer um pouquinho da linguagem corporal que usam ajuda a criança entender como eles estão se sentindo. Saber identificar quando o cão ou gato está triste, com medo, com dor ou ainda, feliz e empolgado ajuda a criança compreender a importância de tratá-los com respeito e compaixão”, esclarece Analy.

Em seguida, cada estudante se posiciona em frente ao canil ou gatil e começa a leitura. Durante a atividade, algumas crianças optam por ler as histórias que elas mesmas escreveram. “O projeto traz inúmeros benefícios para a aprendizagem dos pequenos, incluindo os participantes mirins que possuem alguma deficiência já que a interação com os animais contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo deles”, relata a responsável pelo setor de Educação da Cosap, Daniela Massolin.

As escolas que tiverem interesse em participar do projeto podem entrar em contato com a Cosap pelo e-mail cosapeducacao@prefeitura.sp.gov.br para receber todas as informações necessárias.