Conferência Municipal de Saúde discute políticas públicas para a cidade e propõe defesa do SUS

A 21ª edição do evento acontece de 28 a 30 de abril e reúne representantes dos usuários, trabalhadores e gestores da Saúde

De sexta-feira, 28, a domingo, 30 de abril, será realizada a 21ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo. Durante o evento, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde, participantes de todas as regiões, representando usuários dos equipamentos e serviços, além de trabalhadores e gestores, apontarão diretrizes para as políticas públicas em saúde na cidade.

Neste ano, o evento municipal, que acontece bienalmente e se articula com as conferências Estadual e Nacional de Saúde, tem como tema “Garantir direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A iniciativa é composta por quatro eixos temáticos, são eles: 1) O Brasil que temos. O Brasil que queremos; 2) O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; 3) Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e 4) Amanhã será outro dia.

“Por meio de pré-conferências realizadas em todas as 27 Supervisões Técnicas de Saúde (STSs), foram eleitos os delegados que participarão do evento municipal e sugeridas cerca de 400 diretrizes em todos os eixos temáticos”, explica Fábio Salles, supervisor da Assessoria de Gestão Participativa, ligada à Assessoria Parlamentar da SMS.

“O trabalho da Conferência Municipal será justamente analisar e realizar a votação dessas diretrizes, selecionando as mais representativas, que por sua vez serão levadas para a 9ª Conferência Estadual de Saúde e poderão impactar no Plano Municipal de Saúde”, acrescenta o supervisor.

Salles, que já participou de outras cinco conferências municipais, diz que, para além do fortalecimento do SUS, presente na temática de todos os eventos, neste, um dos destaques é a ênfase à diversidade, tanto no que diz respeito à pluralidade de representantes eleitos quanto nas questões levantadas em cada um dos eixos temáticos da conferência.

No dia a dia, a participação ampla da sociedade nas discussões sobre políticas públicas em saúde na cidade de São Paulo é garantida pelos conselhos gestores, atuantes em cada um dos equipamentos municipais e nas STSs. Também formados por gestores, trabalhadores e usuários, os conselhos discutem questões relacionadas à realidade cotidiana e demandas dos territórios.

21ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo

Data: 28 a 30 de abril de 2023
Local: Promagno Centro de Eventos – Avenida Professora Ida Kolb, 513, Casa Verde (zona norte)

Programação

Sexta-feira, 28 de abril
16h – Credenciamento
18h às 19h – Coquetel de boas-vindas
20h às 20h30 – Palestra magna
20h30 às 21h30 – Aprovação do regimento

Sábado, 29 de abril
8h às 9h – Café e apresentação de vídeos
8h às 12h – Credenciamento
9h às 11h – Palestras sobre os quatro eixos temáticos
11h às 12h – Discussão dos eixos temáticos nas salas
12h às 14h – Almoço
13h30 às 18h – Discussão dos eixos nas salas

Domingo, 30 de abril
8h às 9h – Café e apresentação de vídeos
9h às 12h – Discussão dos eixos nas salas
12h às 14h – Almoço
14h às 15h – Discussão dos eixos nas salas
15h às 17h30 – Plenária final
17h30 às 18h – Eleição do(a)s delegado(a)s para a 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo e 17ª Conferência Nacional de Saúde.