Saúde realiza live sobre combate à meningite nesta quarta-feira (19)

O evento online, que acontece no Youtube e no perfil do Instagram da SMS, entrevistará diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica

Nesta quarta-feira (19) às 14h a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma live com a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Juliana Almeida Nunes. Ela falará sobre a meningite, doença que é lembrada pelo calendário da saúde no próximo dia 24 de abril. A diretora conversará com a jornalista Christiane Balbys, coordenadora de comunicação interna da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Doença possui vacina contra os tipos mais perigosos
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por vírus (meningite viral), bactéria (meningite bacteriana), fungos (meningite fúngica) e parasitas.

A meningite viral é a que ocorre mais frequentemente, e em geral evolui bem. Pode ser transmitida pelo contato com a saliva e a secreção respiratória ou por meio da água e alimentos contaminados. Já a meningite bacteriana é uma doença grave, que pode ser causada por várias bactérias, entre elas, o meningococo (Neisseria meningitidis) e o pneumococo (Streptococcus pneumoniae), entre outras, transmitidas pela tosse ou espirro do paciente, por meio de secreções eliminadas pelo nariz e pela boca.

Dentro do calendário infantil de vacinação, o SUS disponibiliza várias doses das vacinas contra as meningites causadas pelas bactérias meningococo e pneumococo ao longo do primeiro ano das crianças, além de uma dose única da vacina meningocócica ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos.

A live será exibida, simultaneamente, no canal do Youtube da SMS e no perfil do Instagram.

Serviço
Meningite – live com a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), Juliana Almeida Nunes
Apresentação – Christiane Balbys
Data: quarta-feira (19), às 14h