UBS estimula combate à obesidade em grupos abertos voltados a adultos e crianças

Coordenados por nutricionista e educador físico, eles incentivam alimentação saudável e prática de atividades físicas

Alimentação de má qualidade, sedentarismo, falta de estímulo para manter hábitos saudáveis. As causas que levam à obesidade são variadas, mas o que se sabe é que a condição pode ser um fator de risco para outras doenças. A Unidade Básica de Saúde Jardim Três Corações, localizada na zona sul da capital, escolheu tratar do tema por meio de grupos voltados a adultos e crianças, coordenados por uma nutricionista e um educador físico. Neles, a convivência, o aprendizado conjunto e as trocas são o motor para a mudança.

A UBS está localizada nas proximidades da represa Billings, em uma área de grande vulnerabilidade social que reúne cerca de 34 mil moradores. Uma das formas de levá-los até a unidade são justamente os grupos abertos, voltados a diversas atividades, de dança a meditação.

Adultos: ênfase na comida caseira e natural e na atividade física
As reuniões dos grupos de combate à obesidade acontecem às segundas-feiras. Às 9h é a vez do NutriSUStentável, do qual fazem parte cerca de 25 adultos com idades entre 30 e 60 anos. Em sua maioria, eles possuem doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão, e foram encaminhados pela equipe médica da própria UBS ou da Estratégia Saúde da Família (ESF).

“Decidimos trabalhar de forma processual e continuada com eles o conceito de uma boa alimentação, que é composta de uma comida simples, caseira e o mais natural possível, de preferência sem produtos industrializados, processados e ultraprocessados”, explica a nutricionista Fernanda Moreira Pedrosa. Ela diz que cerca de 80% dos participantes do NutriSUStentável possui sobrepeso ou está obeso.

As intervenções de Fernanda são simples. Mostrar a quantidade de açúcar presente em um refrigerante, por exemplo, ou de sal em alimentos industrializados, ou exibir um vídeo sobre alimentos ultraprocessados, ainda produz reações de espanto entre os participantes.

No caso da atividade física, o educador Cristiano Augusto de Oliveira conta que a proposta é, em primeiro lugar, mostrar a função e a importância de determinados exercícios, como a musculação ou a atividade aeróbica, e, depois, realizar a integração dos participantes a outros grupos, como “Segunda Bem”, “Movimenta” e Alongamento, que promovem atividades físicas. “Aos poucos o que acontece é que eles viram quase uma família, e vêm para a UBS de forma voluntária e prazerosa, porque fizeram amigos aqui”, comenta Cristiano.

Perder peso acaba sendo então consequência da mudança de hábitos, que acontece de forma natural. “Mensalmente realizamos a pesagem e medição da circunferência abdominal, e os resultados têm sido positivos, respeitando-se a realidade de cada pessoa”, acrescenta Fernanda, que também comemora com vários pacientes a melhora de índices como os de colesterol e glicose nos exames.

A foto mostra um grupo de adultos e idosos; todos usam máscaras e estão de mãos dadas, executando um jogo ou brincadeira; Entre eles estão dois profissionais usando jalecos brancos

O grupo de adultos em dinâmica física durante encontro semanal (Foto: Acervo SMS)

Crianças são apresentadas a alimentos saudáveis
Também na segunda-feira, no período da tarde, é a vez do Nutri Kids, voltado a crianças de cinco a nove anos, várias delas impactadas pela pandemia de Covid-19, com o ganho de peso decorrente do isolamento social combinado à atividade física reduzida e à oferta de alimentos pouco saudáveis em casa.
Com este público, a abordagem é sempre lúdica, estimulando o conhecimento sobre alimentos naturais como frutas, verduras e legumes e enfatizando o quanto a refeição oferecida pela escola pode ser mais saudável e gostosa que o lanche pronto levado de casa.

Em ambos os grupos, os coordenadores já perceberam um “efeito colateral” bem-vindo: a influência dos participantes nos hábitos de suas próprias famílias, com avós cozinhando refeições saudáveis para os netos de quem cuidam, por exemplo, e crianças pedindo alimentos da feira para os pais. O próximo passo da UBS para estimular essas mudanças será a criação de uma horta alimentar, que já começa a ser implantada.

“Temos cerca de 23 grupos abertos funcionando, todos com grande adesão, e eles são muito importantes para manter as pessoas próximas da UBS, mas não só por isso; eles promovem a convivência, a troca de experiências, as pessoas sentem-se acolhidas e percebem que não estão sozinhas”, afirma a gestora da UBS Jardim Três Corações, Renata Pires Silveira.

A foto mostra um grupo de crianças sendo conduzido pelo corredor da unidade básica de saúde; elas estão de costas e seguem uma profissional usando um colete verde

Participantes do Nutri Kids são conduzidos para o encontro na UBS (Foto: Acervo SMS)