Prefeitura de São Paulo realiza ação com mulheres em situação de rua pelo programa Avança Saúde Mulher

A programação disponível na UBS Cambuci e em outras unidades oferta consultas, triagem odontológica, vacinação, rodas de conversas e terapias alternativas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou uma ação especial com mulheres em situação de rua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cambuci, na manhã desta quarta-feira (8), como parte da nova edição do programa Avança Saúde Mulher, voltado para a promoção em saúde feminina. A iniciativa busca intensificar o cuidado e atenção para esse público-alvo no mês que celebra o Dia Internacional da Mulher.

“Este é um dia muito importante de luta e nosso trabalho é reforçar o cuidado com a saúde de todas as mulheres, incluindo as que vivem em situação de rua”, disse o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Durante a ação foram oferecidas consultas, coleta de Papanicolau e solicitação de mamografia; realização de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite; triagem odontológica; vacinação com busca ativa; e rodas de conversa com especialistas sobre temas importantes no contexto da saúde da mulher, a exemplo de métodos contraceptivos, gravidez e puerpério, menopausa (climatério), saúde da população LGBTIA+, pré-natal, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis e combate à violência contra a mulher, além de terapias alternativas, como por exemplo, auriculoterapia.

“Vim para cuidar da minha saúde. Eu fiquei contente pelo dia de hoje, a gente merece pelo Dia Internacional da Mulher. Eu ia passar apenas com o clínico, mas já passei em tudo, no dentista, fui ver meus exames e tomei a vacina da Covid-19”, declarou F.B, mulher em situação de rua que esteve na ação de hoje (8) na UBS Cambuci, região central de São Paulo.

Como parte da programação do mês das mulheres, a Área Técnica de Saúde da Mulher, da Coordenadoria de Atenção Básica, realiza durante toda esta semana mais uma edição do Avança Saúde Mulher em todas as 470 UBSs da capital. O programa, voltado para a promoção em saúde de mulheres cisgênero e transexuais contará também com um Dia D de intensificação dos atendimentos e abordagens no próximo sábado (11), com abertura de todas as UBSs, das 8h às 17h.

A população pode encontrar a unidade de saúde mais próxima da sua residência por meio da plataforma Busca Saúde.

Resultados do Avança Saúde em 2022
No contexto da saúde da população feminina, as edições do Avança Saúde de 2022 focaram no diagnóstico precoce e início do tratamento dos cânceres do colo do útero e mama. Ao todo, foram contabilizados 52.639 atendimentos entre as edições realizadas em março, outubro, novembro e dezembro de 2022. No mesmo período, o programa Mãe Paulistana registrou 91.943 novos cadastros de gestantes, enquanto o Território Inclusivo realizou 39.505 atendimentos na rede.