Cosap promove ações educativas em comunidades indígenas da capital

Trabalho começou nesta semana na aldeia Jaraguá, na zona norte

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), promoveu entre segunda-feira (27) e esta quarta-feira (1º de março), ações educativas na comunidade indígena do Jaraguá, na zona norte da capital.

O trabalho consistiu em conscientizar os moradores que têm contato direto com os animais, especialmente crianças, para disseminar informações essenciais sobre as necessidades básicas na convivência entre cães, gatos e seus tutores, além dos cuidados para uma guarda responsável.

“Muitas vezes somos acionados quando os animais já estão muito debilitados e alguns cuidados prévios poderiam minimizar o sofrimento do animal. Por isso, além das ações promovidas regularmente, implantamos o projeto educativo nos territórios indígenas que passará a acontecer de forma periódica", ressalta Analy Xavier, coordenadora de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico da SMS.

Monitoramento e controle da população animal
O projeto se soma a outras ações que a Cosap já desenvolve regularmente nas comunidades indígenas, como monitoramento e controle reprodutivo da população de cães e gatos. Os animais são removidos cuidadosamente por agentes especializados e encaminhados para castração, identificação por microchip, controle de parasitas, cuidados clínicos, coleta de material para vigilância de zoonoses e posterior devolução para o local de origem.

Somente em 2022 foram realizadas 116 visitas nos territórios indígenas da capital, tendo sido realizado monitoramento de 1.251 animais, sendo 975 cães e 276 gatos atendidos.