Unidades da Rede Municipal Especializada em HIV/Aids da cidade já estão habilitadas para prescrever a PrEP sob demanda

A profilaxia pré-exposição (PrEP) sob demanda envolve tomar dois comprimidos entre 2 e 24 horas antes do sexo e depois, havendo sexo, um comprimido 24h e outro 48h, ambos após a dose inicial

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo já disponibiliza à população a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) sob demanda. O comprimido da profilaxia se mantém o mesmo, mas muda a forma de administrar o medicamento de acordo com a necessidade do usuário. Em vez de tomá-lo diariamente, o usuário tomará dois comprimidos de 2h a 24h antes do sexo, um comprimido 24h após a dose dupla e um comprimido 48h após a dose dupla (2+1+1).

No esquema diário ainda é necessário esperar sete dias para ter efeito protetor, por isso essa dose dobrada inicial, para atingir um efeito protetor mais rápido. Com a revisão da PrEP diária, somente mulheres cis, homens trans, pessoas que têm vagina como órgão de nascimento e aquelas que fazem uso de hormônio à base de estradiol, precisam esperar sete dias para atingir a proteção medicamentosa.

“A PrEP sob demanda vai possibilitar que mais pessoas acessem essa importante tecnologia, que tem favorecido a redução de novas infecções de HIV, já que dá maior autonomia ao processo de prevenção", ressalta o coordenador do setor de prevenção da Coordenadoria de IST/Aids, Adriano Queiroz.

De acordo com o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a PrEP sob demanda é indicada para homens cisgênero, mulheres trans, travestis e outras pessoas que têm pênis como órgão genital de nascimento e que não fazem uso de hormônio à base de estradiol. O acompanhamento de exames com os profissionais de saúde se mantém o mesmo, a cada quatro meses, sendo que a primeira dispensação é para 30 dias.

Caso o munícipe tenha interesse e esteja inserido no grupo indicado, pode procurar um profissional de saúde dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), Serviços de Atenção Especializada (SAEs) ou Rede Sampa Trans.

Após endossamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da nova forma de administração dos medicamentos, a Coordenadoria de IST/Aids, se reuniu, no mês de dezembro, em duas rodadas de capacitação, com os profissionais da Rede Municipal Especializada (RME) em HIV/Aids para abordar a liberação da PrEP sob demanda na rede pública de saúde. Os encontros foram fundamentais para salientar as dúvidas dos profissionais, abordar detalhes técnicos importantes e esclarecer os protocolos de prescrição e dispensação da profilaxia.

Número da PrEP na cidade

Na cidade de São Paulo, mais de 23 mil pessoas fazem uso da profilaxia atualmente, segundo dados cadastrados no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom), o que representa mais de 30% das PrEps dispensadas em todo o Brasil. Um dos efeitos da alta adesão ao tratamento é a redução dos novos casos de HIV pelo quinto ano consecutivo na capital.

A PrEP consiste no uso de antirretrovirais para diminuir o risco de infecção pelo HIV e tem se demonstrado muito eficaz, principalmente para as populações que possuem risco acrescido e maior contexto de vulnerabilidade à contaminação pelo vírus da imunodeficiência humana.

PrEP 15+: Atualização do protocolo amplia possibilidade de acesso a esse método de prevenção do HIV
Com a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), adolescentes acima de 15 anos de idade podem acessar os serviços de saúde para avaliação, orientação e consulta de PrEP, sem a necessidade de presença ou autorização de pais ou responsáveis.

Também é garantido o direito à privacidade e ao sigilo, conforme prevê o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). O PCDT segue indicando que as populações mais vulneráveis (gays, homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e profissionais do sexo) têm recomendação prioritária no acesso à profilaxia de prevenção ao HIV.

Os endereços dos 27 estabelecimentos da RME em ISTs/Aids estão disponíveis no portal da SMS.