Almeirão, aspargos e espinafre são verduras da safra de dezembro

Estes vegetais possuem diversos benefícios para a saúde; dentre eles estão as fibras que regulam o intestino

Manter hábitos alimentares saudáveis é importante não apenas para a longevidade, mas também para evitar doenças.

Os benefícios de encher o prato com salada são inúmeros, especialmente no calor do verão. Além de refrescantes, saborosas e coloridas, as verduras são ricas em vitaminas, minerais e fibras, ajudando a manter o bom funcionamento do organismo. Têm pouquíssimas calorias e fortalecem nosso sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças, e muitas fibras, responsáveis por regular o intestino e melhorar o trato intestinal.

Além de todos os benefícios para a saúde, optar pelos alimentos da safra significa fazer uma escolha economicamente vantajosa, pois eles precisam de menos aditivos e apresentam maior oferta.

O Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (MS) recomenda optar sempre que possível por alimentos in natura ou minimamente processados. Isso porque os ultraprocessados possuem altas concentrações de açúcar, sal e gordura, favorecendo o ganho de peso e o risco para doenças crônicas.

Conhecer o processo de produção até o alimento chegar em seu prato é muito importante para uma vida mais saudável. Dessa forma, sempre que possível, dê preferência para comprar na feira, de pequenos produtores ou cultivando uma mini horta caseira.

Pensando nisso, destacamos algumas verduras presentes na safra de dezembro que você pode incluir em seu cardápio para enriquecê-lo ainda mais:

- almeirão;
- aspargos;
- beterraba com folhas;
- brócolis;
- cenoura com folhas;
- couve-de-bruxelas;
- erva-doce;
- espinafre;
- folha de uva;
- gobo;
- hortelã;
- manjericão;
- mostarda;
- nabo;
- palmito;
- rabanete.