Saúde Municipal realiza Dia da Beleza Indígena neste sábado (26)

Evento está em sua décima edição e foi criado pela UBS localizada na terra indígena Jaraguá como forma de desenvolver a autoestima da população

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza neste sábado (26), a décima edição do Dia da Beleza Indígena, dedicado a promover e exaltar a cultura do povo Guarani. O evento será presencial, das 11h às 16h, na aldeia Tekoa Yvyporã, após uma edição com participação restrita e outra realizada de forma online nos anos anteriores, em razão da pandemia de Covid-19. Durante o evento serão realizadas ações de saúde: aferição de pressão, pintura em rosto, distribuição de máscaras e Práticas Integrativas e Complementares (Pics) indígena.

A atividade é uma iniciativa da comunidade, promovida pela Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aldeia Jaraguá - Kwarãy Djekupé. A iniciativa começou como uma forma de desenvolver a autoestima dos aldeados.

A programação da edição 2022 do Dia da Beleza Indígena traz atividades como canto, desfile, música, degustação de comidas típicas e artesanato, palestra, além de oficinas abertas ao público, como as de arco e flecha tradicional e de cosméticos naturais. Também haverá apresentação da dança Xondaro, que possui múltiplos papéis: é dança, luta, canto, parte dos rituais xamânicos e um importante componente do equilíbrio físico e mental do povo guarani, etnia a qual pertencem os indígenas aldeados na cidade de São Paulo.

“Este dia se tornou muito importante como uma celebração da nossa identidade e hoje desempenha um papel central na promoção da autoestima de quem vive aqui, é uma forma de apreciarmos nossa beleza, e também de mostrá-la, afinal estamos fora dos padrões dominantes na sociedade e na grande mídia”, comenta Poty Poran Turiba Carlos, gestora da UBS Aldeia Jaraguá - Kwarãy Djekupé e uma das organizadoras do evento.

Terra Jaraguá

A terra Jaraguá é uma das duas áreas indígenas existentes dentro da cidade de São Paulo (a outra fica em Parelheiros, na zona sul). Sua população, de cerca de 719 pessoas, divide-se em seis aldeias: Pya'u, Itakupé, Yvyporã, Itaendy, Itawera e Ytu. Para atender os moradores, a UBS local atua com uma equipe multidisciplinar formada também por profissionais indígenas.

O cartaz sobre o Dia da Beleza Indígena 2022 traz as informações sobre o evento, como endereço, data e horário, além das principais atrações descritas no texto desta matéria; o cartaz é ilustrado com a foto de uma mãe guarani com um bebê no colo ambos usam roupas com padrões geométricos em preto e branco, têm os rostos pintados em vermelho e usam adornos de miçanga

Dia da Beleza Indígena
Aldeia Tekoa Yvyporã, das 11h às 16h
Estrada Turística do Jaraguá, 3.366, Jaraguá

Programação
11h – abertura do Dia da Beleza Indígena
11h30 – palestra sobre cultura indígena e histórico da beleza indígena
12h30 – apresentação de dança xondaro
13h15 – degustação de comidas típicas
14h – apresentação cultural de indígenas convidados
14h30 – desfile de beleza indígena
15h45 – encerramento do evento com apresentação de coral
Ao longo de todo o evento acontecem também feira de artesanato, oficina de arco e flecha tradicional, pintura corporal e oficina de cosméticos naturais.

A foto mostra uma menina indígena usando cocar de penas, pintura no rosto e um colar de miçangas coloridas
  Menina guarani na edição de 2019 do evento

(Foto: Jonathan Muniz/SMS)