Saúde municipal intensifica hoje ações para a população masculina com o Avança Saúde do Homem

Atividades focam no cuidado integral à saúde do homem; somente nesse ano, até agosto, foram realizadas 5,3 milhões de consultas médicas básicas para essa população

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensifica, nesta sexta-feira (25), as ações voltadas à saúde do homem, que estão sendo realizadas ao longo do mês. As 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital promovem o Avança Saúde do Homem, com acolhimento multiprofissional e orientações de prevenção para diferentes tipos de cânceres (testículo, próstata e bucal), bem como, abordagens relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis (DNCT) e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A população masculina que comparecer à UBS de referência nesta sexta passará por aferição de pressão arterial, de peso, altura e circunferência abdominal, e ainda receberá orientações sobre hábitos de vida saudáveis e orientações farmacêuticas, além da oferta de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatite.

Também haverá avaliação do pé diabético, consulta médica para pessoas com risco cardiovascular alto e sintomas urológicos, avaliação de saúde bucal e atualização da carteira vacinal.

“As ações deste Avança Saúde do Homem da Prefeitura de São Paulo têm o intuito de conscientizar a população masculina quanto aos riscos envolvendo cânceres de próstata, testículos e boca, promovendo cuidado integral no âmbito das doenças crônicas não transmissíveis (DNTC) e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)”, reforça a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs) em exercício, Carla Britto.

De acordo com a área técnica de DNCT, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em toda a população, mas acometem mais o público masculino do que os cânceres de próstata e testículos.

Em relação às doenças cardiovasculares, neste ano (até setembro), foram atendidos nos equipamentos da rede municipal 81.643 pacientes do sexo masculino com doenças hipertensivas, 7.481 com enfermidades isquêmicas do coração e 4.192 com males cerebrovasculares. Em 2021, foram 83.962 pacientes do sexo masculino atendidos com doenças hipertensivas, 6.589 com isquêmicas do coração e 4.226 com cerebrovasculares.

Com câncer de próstata, a rede municipal atendeu até setembro deste ano um total de 1.412 pacientes, além de outros 105 com câncer de testículo. Em 2021, foram 1.427 pacientes atendidos com câncer de próstata e 153 com câncer de testículo.

Prevenção
Ao longo do ano, as UBSs são a porta de entrada para o atendimento do público do sexo masculino. Somente nesse ano, até agosto, foram realizadas 5,3 milhões de consultas médicas básicas para essa população. Os serviços de saúde realizam também ações de prevenção ao câncer de próstata durante todo o ano, investigando sinais e sintomas como: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.

Ao identificarem esses sintomas, os homens devem procurar a UBS mais próxima da residência para acolhimento adequado e encaminhamento ao exame necessário. Em 2022, até agosto, foram realizadas pela rede 50.010 ultrassonografias de abdômen total e 45.978 ultrassonografias de próstata por via abdominal e via transretal. Em 2021, foram realizadas 69.987 ultrassonografias de abdômen total e 59.577 ultrassonografias de próstata via abdominal e via transretal.

A população pode consultar a UBS mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.