Secretaria Municipal da Saúde participa do mutirão de serviços para pessoas com deficiência

A iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência está na segunda edição, com ações transversais para a população com deficiência

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa neste sábado (19), das 9h às 15h, da segunda edição do Inclui Sampa nos Bairros, no CEU Aricanduva, zona leste da cidade. A iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a SMS e as demais secretarias da administração municipal, visa oferecer à população com deficiências ações e serviços articulados nas áreas de saúde, trabalho e assistência social, com o objetivo de propiciar a inclusão social dessas pessoas.

Durante o evento, a SMS oferecerá multivacinação para todas as faixas etárias. Estarão envolvidos diferentes equipamentos de saúde da cidade, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os Centros Especializados em Reabilitação (CERs), a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Dentre as atividades programadas pela pasta, destacam-se:

• Orientações sobre primeiros socorros: demonstração de manobras de desengasgo de adulto e bebê, além de reanimação cardiopulmonar.

• Orientações sobre alimentação saudável: exposição e orientação a respeito de diferentes alimentos, a fim de estimular consumo variado e saudável pela população.

• Testagens em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e rápida para HIV, sífilis e hepatites. Palestras e orientações sobre prevenção dessas doenças e distribuição de preservativos e gel.

• Exposição de animais sinantrópicos e cuidados com o mosquito Aedes Aegypt, com orientações sobre como evitar criadouros que podem causar a dengue e precauções relacionadas aos animais sinatrópicos e os perigos que representam.

• Linha de Cuidado da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, que aborda os desafios da inclusão, apoio às famílias e cuidadores e articulação da rede. 

• Vivência em deficiência visual: exploração de ambientes, texturas e sentidos, com privação da visão. Aproximação da população da privação sensorial, explorando as capacidades e oportunidades criadas pelo trabalho em reabilitação.  
  
• Xian Gong: prática da medicina tradicional chinesa para ativação da energia vital e do equilíbrio do organismo.

• Yoga na cadeira: prática indiana que inclui meditação e respiração. Pode ser praticada para melhorar a saúde e promover o bem-estar. 

Inclui Sampa nos Bairros
19 de novembro, das 9h às 15h
CEU Aricanduva – rua Olga Fadel Abarca, s/n, Jardim Santa Terezinha.