Conjuntivite: sintomas, tratamento e prevenção

Lavar as mãos frequentemente e evitar tocar ou coçar os olhos são algumas medidas para prevenir a conjuntivite

A conjuntivite consiste na inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras.

As conjuntivites podem ser de vários tipos de acordo com o agente causador, podendo ser: viral, bacteriana, alérgica, química, entre outras. No entanto, as virais são as mais comuns e responsáveis pela maioria dos surtos e epidemias, uma vez que são altamente contagiosas.

Os principais sintomas da doença incluem irritação ocular, lacrimejamento, olhos vermelhos, secreção purulenta na bacteriana e aquosa na viral, sensação de areia nos olhos, maior sensibilidade à claridade (fotofobia) e pálpebras inchadas. Frequentemente se manifesta nos dois olhos e costuma durar de 7 a 15 dias.

A transmissão pode ocorrer pelo contato direto com a mão e secreção dos olhos inflamados ou de forma indireta por meio de objetos contaminados como toalhas, maquiagem, lenços, fronhas, entre outros.

O tratamento pode variar, dependendo do tipo de conjuntivite. Cada caso deve ser avaliado sempre por um profissional de saúde, que vai identificar o agente causador.

Prevenção
Como forma de prevenir as conjuntivites, é necessário redobrar os cuidados para evitar o risco de contaminação na região dos olhos. Vale ressaltar que nos primeiros sintomas, as medidas sanitárias fundamentais são: lavar as mãos com frequência, não coçar os olhos e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Além disso, é importante estar com as mãos higienizadas antes e após o manuseio de lentes de contato, que devem ser armazenadas corretamente seguindo orientação indicada pelo médico oftalmologista. Não frequentar piscinas e evitar aglomeração de pessoas são outras recomendações.

Em caso de percepção de qualquer sintoma, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda que a pessoa procure atendimento médico.

A plataforma Busca Saúde ajuda a encontrar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.