Papanicolau: exame preventivo detecta lesões no colo do útero

Realização do procedimento, realizado pelas 470 Unidades Básicas de Saúde, previne o câncer de colo do útero

O câncer do colo do útero é o terceiro mais frequente na população feminina, perdendo apenas para os de mama e colorretal. O exame preventivo conhecido como exame de Papanicolau, no entanto, pode salvar as vidas de muitas mulheres.

Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem este exame preventivo à toda população feminina da cidade. De janeiro a agosto de 2022, foram realizadas 378.012 coletas de Papanicolau na rede municipal. A coleta do exame acontece sem a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento.

Avança Saúde Mulher e+
Pensando no atendimento exclusivo e preventivo voltado ao público feminino, a SMS lançou também a iniciativa Avança Saúde Mulher. Nas duas primeiras edições, realizadas entre os dias 12 e 26 de março, mais de 55 mil atendimentos e cerca de nove mil coletas de Papanicolau foram realizados.

A terceira edição da iniciativa acontece desde a primeira semana de outubro, enfatizando a campanha Outubro Rosa, e seguirá até dezembro. Desta vez, além do foco na saúde da população feminina, mulheres e homens trans, travestis e mulheres cisgênero lésbicas estão contempladas pelo Avança Saúde Mulher e+.

Vale lembrar que, no caso do câncer de colo do útero, que tem a maior parte dos casos provocados pelo papilomavírus (HPV), a rede municipal disponibiliza também a vacina contra o vírus, indicada para meninos e meninas na faixa etária entre os 9 e 14 anos.

LEIA MAIS: Prefeitura promove Avança Saúde Mulher e+ em todas as UBSs a partir desta sexta-feira (7)

Busca ativa nas UBSs
Após a realização do exame Papanicolau, os casos que necessitem de atendimento especializado são encaminhadas para os serviços da rede, que contam com ginecologistas e outros especialistas.

A lista de UBS mais próxima pode ser consultada por meio da plataforma Busca Saúde.