SMS tem programação até o dia 4 de outubro para homenagear ACSs

Como parte do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), Agentes Comunitários de Saúde atuam no território, conectando a população aos serviços da rede municipal

Até 4 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza eventos em homenagem ao Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS). O profissional é responsável pela interlocução entre a comunidade e os equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). A função, que foi regulamentada em 2006 pela lei federal nº 11.350, promove a inclusão e o acesso integral da população a diferentes serviços – saúde bucal, vacinação, pré-natal e puerpério, curativos, acompanhamento de doenças crônicas, entre outros – além de gerar encaminhamento para outros estabelecimentos de saúde especializados.

Sempre pensando em elevar a qualidade de vida dos moradores, o ACS trabalha para o desenvolvimento da saúde no território em que atua. Na capital, estes profissionais estão distribuídos em seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) sendo, CRS Centro, Leste, Norte, Sudeste, Sul e Oeste. Confira abaixo a programação que a SMS preparou para homenagem aos ACSs.

Eventos envolvem palestras, troca de experiências e reconhecimento
A CRS Centro iniciou a rodada de encontros de ACSs no 31 de agosto. Até o dia 16 de setembro, foram realizados nove encontros em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na região leste, 450 agentes participaram de um evento, na última sexta-feira (23), no auditório da Faculdade Santa Marcelina (Fasm), com transmissão ao vivo. Na regional norte, o dia 4 de outubro será celebrado no auditório do Teatro Alfredo Mesquita, com a participação de todos os agentes locais. Haverá premiações e palestra sobre a importância do trabalho dos ACSs no SUS e na ESF.

A CRS Sul dividiu as comemorações por Supervisão Técnica de Saúde (STS). A primeira celebração foi no dia 20 de setembro, na subprefeitura de Cidade Ademar, com as UBSs de Cidade Ademar e Santo Amaro. As STSs Capela do Socorro e Parelheiros realizaram, na última sexta-feira (23), uma live transmitida pelo canal da Associação Saúde da Família (ASF), no YouTube. ACSs das duas regiões compartilharam experiências. Hoje (26), entre 13h e 17h30, o Centro Educacional Unificado (CEU) Campo Limpo sediará um encontro com agentes da STS local. Na sexta-feira (30), a supervisão de M'Boi Mirim fecha a programação da CRS Sul, quando reunirá os profissionais no CEU Guarapiranga.

Na regional sudeste, as atividades da STS serão nos dias 29 e 30 de setembro, com apresentações de casos, palestras, exibição de vídeos e depoimentos. A supervisão de Aricanduva, Mooca e Penha, reunirá as equipes de ACSs em dois períodos, no auditório da Universidade São Judas Tadeu, na quinta-feira (29). No dia seguinte, a STS da Vila Mariana e Ipiranga promovem a atividade no auditório da Universidade Nove de Julho (Uninove) Vergueiro, e a supervisão técnica de Vila Prudente e Sapopemba, na Igreja de Boas Novas.

A CRS Oeste preparou um evento, com dois ACSs de cada UBS da região, no qual exibirá vídeos, fará rodas de conversa e prestará homenagens na próxima quinta-feira (29), no prédio da coordenadoria. Na regional norte, o dia 4 de outubro será celebrado no auditório Teatro Alfredo Mesquita, com a participação de todos os agentes locais. Haverá premiações e palestra sobre a importância do trabalho dos ACSs no SUS e na ESF.