Saúde municipal oferece apoio para pacientes com ansiedade

O período de fim e começo de ano pode despertar sentimentos de ansiedade e preocupação excessiva; veja dicas para lidar com isso

O início de um ano representa, para muitas pessoas, a esperança de um novo ciclo, com uma série de possibilidades diferentes. Esse anseio por renovação faz com que promessas e metas sejam feitas, o que pode causar muita ansiedade e preocupação excessiva.

Pessoas ansiosas têm a tendência de pensar em muitas coisas ao mesmo tempo e, com o início de um novo ano, querer fazer várias atividades simultaneamente. Contudo, vale lembrar que cuidar da saúde mental deve ser uma prioridade máxima na lista de planos e resoluções.

LEIA TAMBÉM: Impactos da pandemia na saúde mental devem ser tratados com atenção

Para ajudar a lidar com essa ansiedade de início de ano, vale seguir algumas dicas:

1. Pratique atividades físicas
Fazer alguma atividade física regularmente ajuda a diminuir o estresse, controlar a ansiedade, equilibrar o humor e ainda auxilia no tratamento de alguns quadros, como a depressão.

2. Mude seus hábitos para dormir bem
Ter uma boa qualidade de sono é fundamental para a saúde mental. Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário e evite muito barulho e iluminação até tarde da noite. Desligue-se da TV ou do celular horas antes de ir para a cama, se for possível.

3. Faça atividades que você gosta no seu tempo livre
Ter um momento para relaxar faz muita diferença para a saúde mental, seja lendo um livro, ouvindo uma música ou fazendo qualquer outra atividade que você goste.

4. Mantenha uma alimentação saudável
Uma alimentação saudável e balanceada, que priorize alimentos frescos e integrais, como frutas, verduras, legumes, grãos e carnes magras, ajuda a cuidar bem do corpo e da mente.

5. Se precisar de apoio, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS)
Na capital, todas as UBSs estão preparadas para receber as pessoas que estão precisando de ajuda emocional. De acordo com a necessidade clínica, cada caso é encaminhado à rede especializada do município para o tratamento adequado.

A UBS mais próxima pode ser encontrada com ajuda da ferramenta Busca Saúde.