6 tipos de câncer são responsáveis por quase a metade dos novos casos no mundo

O Dia Nacional de Combate ao Câncer tem o intuito de ampliar o conhecimento sobre a doença; confira os principais tipos

O câncer é a segunda causa de mortes no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas de doenças cardiovasculares, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Todo 27 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, data criada em 1988 pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a doença e, principalmente, reforçar sua prevenção.

O câncer ocorre a partir de uma alteração no DNA da célula, que começa a receber instruções erradas para as suas atividades. Ele pode se desenvolver em qualquer parte do organismo, ou seja, pode atingir órgãos, ossos e afins. O termo câncer abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas.

De acordo com a OMS, até 2030 os números da doença podem crescer, chegando anualmente a 27 milhões de casos incidentes, 17 milhões de mortes e 75 milhões de pessoas vivas, com câncer.

Os tipos de câncer mais comuns são:

Câncer de mama: é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na mama, considerado o segundo tumor mais comum entre as mulheres. Cerca de 95% dos casos de câncer de mama têm chance de cura, se diagnosticados no início.

Câncer de pulmão: o tabagismo é o maior fator de risco para o surgimento deste tipo de câncer, visto que 85% dos casos diagnosticados da doença estão associados ao consumo de tipos ou derivados de tabaco.

Câncer de intestino: também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, grande parte desses tumores se inicia a partir de lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. É recomendada a realização anual do exame de sangue oculto nas fezes para pessoas acima de 50 anos, a fim de descobrir a doença precocemente.

Câncer de próstata: tem maior incidência em homens e é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O diagnóstico da doença vem depois de uma biópsia, indicada após ser observada alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal.

Câncer de colo do útero: causado pela infecção persistente do papilomavírus humano (HPV), a infecção genital por esse vírus é recorrente e na maioria das vezes não causa doença. No entanto, quando há alterações celulares, os casos podem evoluir para o câncer. Essas alterações podem ser descobertas pelo exame preventivo (Papanicolau)e são curáveis na maioria dos casos.

Câncer de estômago: também chamado de câncer gástrico, é o terceiro mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres. Esse tumor maligno pode surgir em qualquer local do estômago e costuma aparece como uma úlcera. Na metade dos casos, ele é diagnosticado em situações avançadas, cuja cura é mais complicada.

Esses seis tumores juntos são responsáveis por cerca da metade dos novos casos de câncer registrados no mundo todos os anos, segundo a OMS e o Instituto Nacional de Câncer.

A prevenção do câncer depende da mudança de diversos hábitos que podem contribuir para o seu surgimento, incluindo evitar a exposição aos fatores de risco e a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Além disso, é indicado realizar exames de rotina e sempre que possível conversar com o médico para investigar possíveis causas do câncer e sanar dúvidas sobre a doença.