PrEP na Rua vai ao Centro Cultural São Paulo neste sábado (23)

Projeto leva informação e prevenção ao HIV fora das unidades de saúde

Fechando a agenda de outubro, a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) leva neste sábado (23) o Projeto PrEP na Rua para o agito do Centro Cultural São Paulo (CSP), na Rua Vergueiro, no Paraíso. A ação que leva a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, teste rápido e distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante, além de muita informação, ocorre das 15h às 19h, enquanto também ocorre o Ballroom Festival.

Com origem no Harlem, bairro de Nova Iorque, a cultura Ballroom celebra a diversidade de gênero, sexualidade e raça em disputas de dança, desfiles e interpretações, criando espaços de socialização especialmente para população negra e LGBTI. O evento é organizado pela Vogue For Life e pelo próprio CCSP.

"A Coordenadoria de IST/Aids e as Casas de Ballrrom têm uma história de parceria. Antes, levávamos informações, preservativos e testes rápidos de HIV. Agora, levamos a PrEP, seguindo o nosso princípio de estar onde as populações mais vulneráveis estão”, afirma Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids.

A PrEP na Rua é uma iniciativa pioneira e extramuros. Lançado no dia 27 de junho, o projeto já realizou oito edições, em diversos bairros da capital paulista. Esta semana esteve no Tatuapé e na Avenida Indianópolis. Até o momento, mais de 500 pessoas já iniciaram a PrEP nestas ações.

Disponível no SUS desde janeiro de 2018, tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes, quando um tem HIV e o outro não.

Até o dia 13 de outubro, 14.912 pessoas já iniciaram a PrEP nas unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo. Esse número é representa mais de 35% dos registros de PrEPs iniciadas em todo Brasil.

Elegibilidade
A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste para HIV, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids.

Serviço:
PrEP na Rua

Oferecimento do início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, teste rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante
Quando: 23 de outubro (sábado), das 15h às 19h
Onde: Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso