Saúde promove ações, exames e palestras no Outubro Rosa

Confira algumas iniciativas da campanha de conscientização planejadas pelas Unidades Básicas de Saúde da capital para os próximos dias

A campanha Outubro Rosa é realizada todos os anos para conscientizar a população sobre o câncer de mama, a fim de promover informações sobre o diagnóstico e tratamento da doença. Na capital, a prevenção do câncer de mama é realizada a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que, se necessário, realiza o encaminhamento para as unidades de especialidade na rede de saúde.

O câncer de mama é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Por isso, é importante que a mulher faça seus exames de rotina periodicamente para que, se houver suspeita, o tratamento seja iniciado o quanto antes.

LEIA TAMBÉM: Diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura em 95% dos casos

Com essa preocupação constante, a cidade São Paulo preparou uma série de ações educativas, de sensibilização e de prevenção do câncer de mama. A ideia é incentivar a sociedade a identificar precocemente a doença, para reduzir o índice de mortalidade. Veja alguns destaques dos próximos dias:

Plantão exclusivo para coleta de papanicolau e mamografia. 5 de outubro, das 9h às 16h, na UBS Jardim Macedônia (Campo Limpo).

Busca ativa para coleta de papanicolau e solicitação de mamografia. 5, 7, 8 e 11 de outubro, das 9h às 15h, na UBS Jardim Caiçara (M'Boi Mirim).

Palestra educativa sobre os diversos temas relacionados à saúde da mulher. 5, 6, 7, 9 e 11 de outubro, das 10h às 14h, na UBS Parque do Engenho II (Campo Limpo).

Orientação e sensibilização das pacientes e colaboradoras quanto a importância do exame preventivo e autoexame das mamas. Disponibilização de cartazes explicativos e instrutivos sobre prevenção de câncer de colo uterino e mama na UBS. 6 de outubro, às 10h, na UBS Formosa I (Mooca).

Coleta de colpocitologia. 6 de outubro, das 13h às 16h, na CSE Geraldo de Paula Souza (Lapa/Pinheiros).

Palestra educativa sobre coleta de papanicolau e mamografia. 6 e 8 de outubro, às 7h, na UBS Jardim Aracati (M'Boi Mirim).

Coleta de Papanicolau e exame das mamas. 7 de outubro, das 8h às 17h, na UBS Vila Carrão (Mooca).

Palestra sobre prevenção de câncer de mama e violência contra a mulher. 7 de outubro, das 9h às 14h, na UBS Engenheiro Trindade (Penha).

Palestra sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de colo de útero e de mama, como realizar o autoexame correto da mama. 8 de outubro, às 14h, na UBS Santo Estevão (Mooca).

Palestra sobre sensibilização Outubro Rosa. 11 de outubro, às 8h, na UBS Jardim Lídia (Campo Limpo).

Orientações com a equipe multiprofissionais abordando vários temas sobre a saúde da mulher: alimentação saudável, violência contra a mulher, aspecto psicológicos na prevenção ao câncer de mama e de útero, sinais e sintomas do câncer de mama e de útero, assoalho pélvico, entre outros. Nos dias 5, 8, 15, 19, 22, 26 de outubro, às 10h e às 14h e 16 de outubro, das 8h às 16h, na UBS Jardim Itapema (Itaquera).

O mês inteiro

Oferta de papanicolau e mamografia. Durante todo o mês de outubro, das 7h às 19h, na UBS Brasília (M'Boi Mirim).

Coleta de papanicolau, orientação sobre uso de contraceptivo e intensificação da mamografia acima de 50 anos. Durante todo o mês de outubro, na UBS Cupecê (Vila Mariana/Jabaquara).

Busca ativa de mulheres com papanicolau em atraso e intensificação das coletas, captação dessas mulheres com oferta de teste rápido (HIV/ VDRL/Hepatites). Durante todo o mês de outubro, das 10h às 17h, UBS Castro Alves (Cidade Tiradentes).

Intensificação da coleta de papanicolau, intensificação das solicitações de mamografia, palestras sobre o uso de contraceptivos e autocuidado. Durante todo o mês de outubro, das 8h às 17h, na UBS Aurélio Mellone (Ipiranga).

Serviço

Outubro Rosa nas UBSs

Acesse aqui programação completa.

Os endereços das unidades podem ser consultados na ferramenta Busca Saúde.