Projeto PrEP na Rua atende 70 pessoas no Largo do Arouche

Em seis edições do Projeto PrEP na Rua quase 500 pessoas já iniciaram a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de IST/Aids, atendeu 70 pessoas entre testes rápidos de HIV e início a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) neste domingo (3) durante ação no Largo do Arouche, no centro de São Paulo. A forte chuva que atingiu a capital paulista no início da tarde interrompeu temporariamente a ação.

Ao final de sua sexta edição, o Projeto PrEP na Rua está próximo de completar 500 pessoas iniciando a profilaxia. Lançado em junho deste ano, é uma iniciativa inovadora na América Latina de fornecer a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV fora de unidades de saúde. Além da PrEP, o projeto oferta teste rápido para HIV, kits de autotestes para HIV, gel lubrificante e camisinhas internas e externas.

Foto de ambiente. Em um espaço com árvores em volta estão montadas cinco tendas brancas uma ao lado da outra. À esquerda da imagem, está um cartaz colorido com a frase "PrEP na Rua".

Largo do Arouche recebeu o Projeto PrEP na Rua neste domingo (3) (Foto: Divulgação/SMS)

A PrEP consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. Na cidade de São Paulo ela está disponível em 26 serviços da Rede Municipal Especializada em IST/Aids que oferecem a PrEP para a população elegível. Há ainda 28 unidades que são referência para hormonização de pessoas trans e travestis que disponibilizam a PrEP para as pessoas que fazem acompanhamento nesses locais.

Para saber como iniciar a PrEP, acesse esta página.

Próxima edição do Projeto PrEP na Rua
Uma nova edição do projeto está marcada para esta quinta-feira, 7, das 18h às 21h, na Praça Brasil, em Itaquera, na zona leste.